O Brasil está fora da briga pelo tetracampeonato olímpico no vôlei masculino. Na madrugada desta quinta-feira, 5, a seleção perdeu de virada para a Rússia na semifinal por 3 sets a 1 e vai brigar pelo bronze contra o perdedor da partida entre Argentina e França.
O Brasil já havia perdido para a equipe russa na fase de grupos dos Jogos de Tóquio por 3 sets a 0, mas começou muito bem na semifinal, vencendo o primeiro set. Só que os russos reagiram na segunda parcial e arrancaram a virada decisiva no terceiro set. Muito confiantes, fecharam o jogo no quarto set.
1º Set
Os russos reagiram na segunda parcial e chegaram a abrir 15 a 8.
2º Set
O Brasil equilibrou, mas não conseguiu buscar e perdeu por 25/21.
3º Set
O terceiro set foi o mais impressionante e tirou o Brasil emocionalmente do jogo. O time disparou com 20 a 12 e parecia caminhar tranquilo para voltar a liderar o jogo. A equipe ainda teve a vantagem de 23 a 19 antes de permitir a grande virada dos russos por 26/24 com atuação decisiva de Podlesnykh.
A equipe sentiu o golpe da virada e começou de forma apática o quarto set com muitos erros de saque. A Rússia liderou grande parte do placar, o bloqueio voltou a funcionar no fim e a vitória foi confirmada por 25/23. Com 23 pontos, Mikhaylov foi o grande carrasco do Brasil na partida.
O Brasil vai buscar o bronze contra o perdedor da outra semifinal, entre França e Argentina, à 1h de sábado. A Rússia, por outro lado, espera o rival pelo na briga pelo ouro.
A última vez que o Brasil ficou de fora de uma final olímpica foi em 2000, em Sydney.
Finais seguidas disputadas pelo Brasil em Olimpíadas
- Atenas 2004: Brasil 3 x 1 Itália
- Pequim 2008: EUA 3 x 1 Brasil
- Londres 2012: Rússia 3 x 2 Brasil
- Rio 2016: Brasil 3 x 0 Itália