Brasil pode conquistar título do Sul-Americano Sub-20 em revanche contra a Argentina

Na estreia da competição, o Brasil fez vexame após perder por 6 a 0, mas nesta quinta-feira pode dar o troco e levantar a taça sobre o rival

Brasil e Argentina se enfrentaram na estreia do Sul-Americano Sub-20 | Flickr/CBF Brasil e Argentina se enfrentaram na estreia do Sul-Americano Sub-20 | Foto: Flickr/CBF
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Brasil tem nesta quinta-feira (13) uma oportunidade de ouro para apagar um vexame histórico e, de quebra, conquistar o título do Sul-Americano Sub-20. A Seleção enfrenta a Argentina pela quarta rodada do hexagonal final, às 22h (de Brasília), no Estádio Brígido Iriarte, em Caracas, na Venezuela.

A partida se tornou uma verdadeira final antecipada. Brasil e Argentina chegam ao confronto com 100% de aproveitamento na fase decisiva, somando nove pontos cada. O vencedor alcançará 12 pontos e, independentemente do resultado da rodada final, no domingo (16), garantirá o título por levar vantagem no primeiro critério de desempate: o confronto direto.

O peso da revanche

Além da briga pela taça, o duelo traz um ingrediente especial para a Seleção Brasileira: a chance de revanche. Na estreia da competição, ainda na fase de grupos, o Brasil sofreu uma derrota acachapante por 6 a 0 para a Argentina, um dos maiores tropeços da história da equipe sub-20. Na sequência, perdeu para a Colômbia por 1 a 0, mas conseguiu reagir e avançar ao hexagonal final com vitórias sobre Bolívia (2 a 1) e Equador (3 a 2).

Já na fase decisiva, o time comandado por Ramon Menezes mostrou evolução e engatou três triunfos consecutivos: venceu Uruguai e Colômbia por 1 a 0 e superou o Paraguai por 3 a 1. Agora, a Seleção chega embalada para o confronto decisivo.

vagas no Mundial

Independentemente do resultado, Brasil e Argentina já garantiram vaga no Mundial Sub-20 da FIFA, que será disputado entre setembro e outubro no Chile. As outras duas vagas da América do Sul estão sendo disputadas por Colômbia, Paraguai e Uruguai. O Chile, como país-sede, já tem presença assegurada.

Técnico Ramon Menezes destaca superação da equipe

O técnico Ramon Menezes ressaltou a evolução do grupo ao longo do torneio e destacou o aprendizado dos jovens atletas diante dos desafios enfrentados:

“Nossa equipe soube sofrer dentro da competição. Estamos com atletas aqui que estão aprendendo a jogar um torneio sul-americano. Importante que eles vivenciem isso. E eles mostraram espírito, atitude e se entregaram para botar o Brasil no Mundial. A Seleção se classificou porque eles partiram pra dentro”, disse o treinador.

Ramon Menezes fala sobre campanha do Brasil no Sul-Americano sub-20 - (crédito: Foto: Rafael Ribeiro / CBF)

E se houver empate?

Caso Brasil e Argentina fiquem no empate, o título será decidido apenas no domingo (16), na última rodada do hexagonal. No momento, a Seleção leva vantagem no saldo de gols (4 a 3), mas a definição dependerá dos resultados da rodada final. O Brasil enfrentará o Chile, enquanto a Argentina encara o Paraguai. A Conmebol ainda divulgará os horários das partidas.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
logo do meio.com