O Brasil pode vir a ser sede de uma Copa do Mundo novamente em 2030. O país pode entrar em um acordo com Argentina, Uruguai e Paraguai por uma candidatura conjunta. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
De acordo com a publicação, somente seriam envolvidos na competição os estádios da região sul do Brasil, incluindo o Beira-Rio, a Arena do Grêmio e a Arena da Baixada.
"Existem dúvidas sobre a capacidade dos três países do Cone Sul em receber o novo modelo de Copa do Mundo. A partir de 2026, serão 48 seleções, num evento que ganha uma nova dimensão e vai exigir dezenas de campos de treinamentos, hotéis e, claro, um número maior de estádios", explica matéria do Estadão.
O governo uruguaio a principio é contra a ideia e a CBF ainda considera a possibilidade como “prematura”.
Há do "reforço" brasileiro ser aceito por Argentina, Uruguai e Paraguai, já que isso só reforçaria a candidatura sul-americana para a Copa-2030, o que poderia ser um fator chave para vencer a China na disputa que se arma para ver quem sediará o torneio da Fifa em pouco mais de uma década.
"O temor dos sul-americanos é de que, com uma candidatura frágil, poderão perder a ocasião, principalmente se tiverem de concorrer contra a China. Pequim já indicou que quer a Copa do Mundo e, desde já, começa a participar da Fifa como patrocinadora", analisa o diário.