A Fifa anunciou os candidatos ao título de gol mais bonito da Copa do Mundo de 2022, em votação aberta ao público. Na disputa entre 10 gols, o Brasil possui três opções para vencer, com dois tentos de Richarlison e um de Neymar. Mbappe, Enzo Fernández, Aboubakar e Gakpo são outros craques que concorrem.
O gol de Neymar que concorre ao prêmio foi justamente o marcado na eliminação diante da Croácia nas quartas de final. Já nos acréscimos da etapa inicial da prorrogação, o camisa 10 tabelou com Rodrygo e Paquetá, invadiu a área, driblou o goleiro Livakovic e o lateral Sosa para finalizar no gol aberto e abrir o placar.
Ao final da partida, no entanto, os croatas empataram por 1 a 1 e avançaram nos pênaltis. No entanto, o gol de Neymar é o único entre os concorrentes que foi marcado após as oitavas de final.
"Dobradinha" de Richarlison
Dono da camisa 9 durante o Mundial, Richarlison tem duas indicações ao prêmio. A primeira veio por gol marcado ainda na primeira partida dos brasileiros no torneio, quando recebeu a bola de Vini Jr. e emendou um voleio para ampliar o placar contra a Sérvia. O jogo terminou em vitória por 2 a 0, com dois tentos do centroavante.
O segundo gol com o qual tenta vencer o prêmio veio nas oitavas de final, contra a Coreia do Sul. Aos 28 minutos, o "Pombo" tabelou com Marquinhos e Thiago Silva para sair na cara do gol e deslocar o goleiro.
Um fato interessante é que outro gol marcado nesta vitória brasileira por 4 a 1 também é candidato a mais bonito do torneio. Isso porque Seung-Ho Paik acertou em cheio um voleio de fora da área para dar o desconto coreano já na segunda etapa, em golaço que pode ser votado.
Como votar e outros candidatos
A votação do gol mais bonito da Copa está aberta no site da Fifa e é possível registrar seu voto através deste link.
Confira, abaixo, todos os candidatos ao prêmio:
- Salem Al-Dawsari - Arábia Saudita 2 x 1 Argentina - 1ª rodada da fase de grupos
- Richarlison - Brasil 2 x 0 Sérvia - 1ª rodada da fase de grupos
- Cody Gakpo - Holanda 1 x 1 Equador - 2ª rodada da fase de grupos
- Enzo Fernández - Argentina 2 x 0 México - 2ª rodada da fase de grupos
- Vincent Aboubakar - Camarões 3 x 3 Sérvia - 2ª rodada da fase de grupos
- Luis Chávez - México 2 x 1 Arábia Saudita - 3ª rodada da fase de grupos
- Kylian Mbappé - França 3 x 1 Polônia - Oitavas de final
- Richarlison - Brasil 4 x 1 Coreia do Sul - Oitavas de final
- Seung-Ho Paik - Brasil 4 x 1 Coreia do Sul - Oitavas de final
- Neymar - Brasil 1 (2) x (4) 1 Croácia - Quartas de final