Nesta quarta-feira, a Seleção Brasileira masculina de vôlei estreou na fase final da Liga Mundial. Jogando em Cracóvia, na Polônia, o time verde e amarelo venceu a Itália por 3 sets a 0, com parciais de 25/18, 25/20 e 25/19, e segue firme na luta pelo décimo título do torneio.
O Brasil não entrou na partida logo de cara. A Seleção começou instável e, após dois erros de Maurício Borges, viu os europeus abrirem 4 a 1. Os eneacampeões acordaram e conseguiram igualar o duelo. O equilíbrio se manteve por um pouco tempo, visto que o time comandando por Bernardinho cresceu em quadra e começou a se distanciar no placar. Na segunda parada técnica, a equipe liderava por 16 a 12.
Quando o jogo recomeçou, a superioridade brasileira apenas aumentou. Enquanto a Itália marcou dois pontos, o Brasil fez nove, que permitiram que os maiores campeões do torneio fechassem a primeira parcial com tranquilidade, por 25 a 18.
A história se repetiu no segundo set. Após o Brasil abrir 2 x 0, foi a vez dos italianos empatarem o confronto e equilibrarem a partida. No 14º ponto da parcial, o técnico Bernardinho desafiou a marcação da arbitragem, que considerou que o saque de Bruninho havia sido para fora. O treinador venceu o desafio, visto que os juízes reconheceram o ace do levantador, e o Brasil abriu 8 a 6.
O ponto animou a equipe verde e amarela, que sobrou em quadra. Com facilidade, a Seleção abriu grande vantagem no placar, indo para a segunda parada técnica liderando por sete pontos: 16 a 9. A diferença no placar quase custou caro aos brasileiros, que acabaram relaxando e cometeram muitos erros, permitindo que a Itália diminuísse a desvantagem para dois pontos: 18 a 16.
Mais uma vez, a arbitragem acusou bola fora do Brasil, mas Bernardinho requisitou o desafio eletrônico e conseguiu reverter a decisão, evidenciando que a bola tocou inteira dentro da quadra italiana. Com 21 a 19 para a Seleção, quem apareceu na partida foi o maior pontuador da equipe até aquele momento, Wallace, que aumentou a vantagem brasileira e ainda devolveu a provocação que havia recebido dos adversários. Assim, a equipe fechou em 25 a 19 e abriu 2 sets a 0.
Depois de dez minutos de intervalo entre o segundo e o terceiro sets, a Itália precisava da vitória na parcial para se manter viva na partida. Os times disputaram ponto a ponto e o confronto estava equilibrado. Porém, mais uma vez, foi o Brasil quem se destacou no momento decisivo da partida, com um forte sistema defensivo, abrindo 20 a 15. O time nacional apenas administrou a vantagem e cravou a vitória.
A Seleção volta à quadra nesta sexta-feira, para encarar os Estados Unidos, terceiro integrante do Grupo J. O confronto acontece às 15h30. A estreia dos norte-americanos na fase final será nesta quinta, contra a Itália, às 12h30.
Maior campeão do torneio, o Brasil segue firme na luta pelo décimo título da Liga Mundial. A disputa segue como preparação para as Olimpíadas do Rio de Janeiro. Inclusive, tanto Itália quanto Estados Unidos estão no caminho da Seleção na fase de grupos dos Jogos.