Valéria Kumizaki conquistou neste domingo, 1º de março, a única medalha do Brasil na etapa de Salzburg da Premier League de caratê, o Circuito Mundial da modalidade. Na luta pelo pódio, a brasileira venceu a italiana Veronica Brunori por 4 a 2 para conquistar a medalha de bronze na categoria até 55kg. Com o resultado, ela deve assumir a 14ª colocação do ranking mundial. A brasileira precisa estar melhor ranqueada que a peruana Alexandra Grande, também campeã dos Jogos Pan-americanos de Lima, para garantir a vaga continental.
Já Vinicius Teixeira foi derrotado nas quartas de final da categoria até 67kg, mas segue bem colocado na busca por uma vaga olímpica diretamente pelo ranking mundial. Mesmo com a medalha de bronze do egípcio Ali Elsawy, o brasileiro segue em segundo lugar na tabela de classificação da categoria, com uma diferença de 360 pontos para o principal concorrente.
Falta apenas uma competição para fechar o ranking, a etapa de Rabat, no Marrocos, do Circuito Mundial, que será disputada de 13 a 15 de março. Vinicius precisa ficar à frente de Elsawy para garantir a classificação. Quem não se classificar pelo ranking terá a chance de ser escolhido para representar o país no pré-olímpico de Paris. Apenas um atleta por categoria olímpica será escolhido. (Fonte: COB)