Com a pandemia do novo coronavírus, alguns países ainda não sabe, se terão os campeonatos continuados. Outros, como o Francês e o Argentino, foram encerrados. Veja o panorama da volta do futebol nos principais países do mundo. Informações do Lance.
Alemanha:
O Bayern de Munique voltou aos treinamentos de forma diferente. No dia 09 de abril, os jogadores oram separados em pequenos grupos no aquecimento, corrida e treinamento técnico, respeitando o distanciamento social. A Bundesliga não deve mais ser retomada no dia 09 de maio. Uma reunião com a ministra Angela Merkel com 16 ministros federais do esporte que aconteceria na próxima quinta, passou para somente dia 06 de maio.
Portugal:
Nesta terça-feira (28), a Liga Portuguesa de Futebol Profissional apresentou um plano de recomendações para o retorno do futebol no país. O documento já foi entregue ao governo e as novas datas para o retorno do Campeonato Português ainda não foram definidas, portanto, não tem data para o retorno.
Argentina:
Nesta segunda-feira (27), a Associação de Futebol Argentino (AFA) anuncio o cancelamento do futebol no país, sem definir os campeões da Copa da Argentina e da Copa da Superliga, bem como quais times serão rebaixados e quais promovidos no Campeonato Argentino, que já teve o Boca Juniors como campeão.
Holanda:
A Federação Holandesa de Futebol (KNVB) confirmou a decisão na sexta-feira (24) de encerrar o campeonato nacional. A temporada não terá campeão nem rebaixamento, mas manterá a classificação no momento da paralisação para as vagas nas ligas europeias da temporada 2020/2021.
Bélgica:
A Assembleia Geral da Pro League, que reúne os 24 clubes profissionais de futebol da Bélgica, adiou em nove dias a decisão sobre um provável encerramento antecipado da temporada no país. Em caso de encerramento da temporada, o atual líder do Campeonato Belga, o Brugge, será proclamado campeão nacional.
Inglaterra:
O Arsenal é o primeiro clube da Premier League a voltar aos treinamentos em meio à pandemia do coronavírus. Individualmente, os jogadores se apresentaram no CT repleto de restrições e medidas de precaução contra o Covid-19.
Inglaterra:
O Campeonato Inglês vislumbra uma volta da competição no início de junho. A data limite que os organizadores enxergam para terminar a competição é no dia 31 de julho. Uma das ideias é fechar um hotel para as equipes mandantes e visitantes para passarem até seis semanas isoladas, podendo sair apenas para treinar e jogar.
Itália:
Uma assembleia realizada no último dia 21, esultou em um consenso entre as equipes: os times aprovaram, por unanimidade, a realização dos jogos restantes Campeonato Italiano desta temporada. Ainda não há uma definição sobre a data do retorno do torneio .
Espanha:
Em pronunciamento neste domingo, Salvador Illa, Ministro da Saúde da Espanha, se mostrou preocupado com o retorno do futebol no país durante a pandemia do coronavírus. Os clubes decidiram voltar ao torneio no fim de maio, mas isso não deverá acontecer.
França:
A Ligue 1 foi dada como encerrada. Diante da pandemia do novo coronavírus, o primeiro ministro do país, Edouard Philippe, afirmou na Assembleia Nacional da França nesta terça-feira que o principal torneio de futebol do país não poderá ser retomado antes de setembro.