Cancelamento de passagens aéreas frustra atletas de Kungfu de Teresina às vésperas de Campeonato Mundial

Atletas de Kungfu de Teresina são impedidos de participar do Campeonato Mundial em Brunei devido ao cancelamento de passagens aéreas pela Prefeitura.

Jovem iria disputar 9th Junior World Wushu Championship | Reprodução/Instagram
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Dois jovens atletas de kungfu wushu de Teresina, João Henrique, de 17 anos, e Arthur Lima, de 14 anos, viram seus sonhos de participar do 9th Junior World Wushu Championship frustrados. O evento, que começa neste domingo (22), em Brunei, não contará com a presença dos piauienses, pois a compra das passagens aéreas, que seria custeada pela Prefeitura de Teresina, foi cancelada às vésperas da viagem.

A notícia do cancelamento chegou na última quinta-feira (19), surpreendendo os atletas e a Federação de Kungfu Wushu do Piauí, apenas um dia antes do embarque para o campeonato. A decisão foi anunciada pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL), que afirmou não ser possível atender à solicitação de passagens e ajuda de custo devido a restrições eleitorais.

MOTIVO DO CANCELAMENTO

Em nota, a SEMEL esclareceu que a decisão foi baseada no cumprimento da Lei Eleitoral (Lei nº 9.504/97), que veda a realização de determinados atos no ano eleitoral. Segundo a secretaria, o parecer jurídico nº 317/2024 da Procuradoria Administrativa do Município de Teresina reforça a necessidade de cumprimento rigoroso das normas, o que inviabilizou a liberação dos recursos para a viagem internacional dos atletas.

"O parecer jurídico Nº 317/2024 da Procuradoria Administrativa do Município de Teresina reforça a necessidade de cumprimento rigoroso da legislação eleitoral vigente. A SEMEL reafirma seu compromisso com a transparência e com o cumprimento das normas legais, garantindo que todas as suas ações estejam de acordo com as exigências legais.", diz a SEMEL em um trecho da nota.

FEDERAÇÃO DE KUNGFU DO PIAUÍ EMITE NOTA DE REPÚDIO

A Federação de Kungfu Wushu do Piauí não demorou a se manifestar e divulgou uma nota de repúdio contra a decisão da SEMEL. Na nota, a entidade expressa indignação com o cancelamento de última hora e critica o que chamou de "descaso" da Prefeitura de Teresina.

"É inadmissível que uma decisão tão importante, como a de garantir a participação de nossos atletas em um evento esportivo de tamanha relevância, seja tomada de forma tão irresponsável por parte da SEMEL, às vésperas do embarque. As passagens estavam aprovadas desde o dia 22/08/24 e a comunicação da não emissão foi feita no dia 19/09/24 a véspera do embarque para Brunei. Isso demonstra o total descaso com o futuro desses jovens atletas e com o esporte teresinense.", disse a Federação por meio de nota.

Além do impacto financeiro, a nota ressalta o "desânimo e frustração" causados aos atletas e suas famílias. A entidade exige uma explicação imediata e transparente da SEMEL e da Prefeitura de Teresina, cobrando medidas que possam reparar os danos e garantir o apoio a outros jovens talentos em futuras competições.

SONHO ADIADO

A participação de João Henrique e Arthur Lima no campeonato mundial júnior seria uma oportunidade única para os atletas representarem o Brasil e o Piauí em um evento de prestígio internacional. O 9th Junior World Wushu Championship acontece entre os dias 22 e 30 de setembro, em Bandar Seri Begawan, Brunei.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES