O 7 de setembro era um dia esperado por muitos capoeiristas nas décadas de 80 e 90, pois nesta data acontecia uma roda tradicional de capoeira, em frente a igreja São Benedito, Centro de Teresina, roda essa conhecida nacionalmente que fez história e levou o nome da capoeira do Piauí pelo mundo afora. Foi também um período de alta afirmação da capoeira que fosse considerada uma ferramenta de luta, sendo esse momento muito importante para crescimento e difusão dessa arte.
A roda de capoeira também era um período de realização de um dos maiores eventos de competição do estado e Nordeste. Começou com nome de Copa CEUT e de 2015 aos dias de hoje foi denominada de Copa Cajuína de Capoeira, chegando a ter a participação de mais de 500 atletas nos campeonatos.
De acordo com mestre Touro, organizador do evento, “como este ano não realizaremos o evento que seria XVI Copa Cajuína, então estarei realizando um momento de interação dos alunos do projeto Superação e Caldeirão, onde muitos desses alunos estarão conhecendo mestres e professores que ajudam a movimentar a capoeira em nossa cidade”, justifica.
Na oportunidade, ele convida os amigos capoeiristas para uma atividade que será realizada no dia 7 de Setembro, às 16h, no Colégio Monsenhor Raimundo Melo, bairro Morado do Sol, zona Leste de Teresina.
“Faremos um momento de aprendizado e interação, através de uma aula de Maculelê, aula praticada de capoeira e uma grande roda”, complementa, informando que será um momento também para apresentar alguns mestres do Piauí para os alunos mais novos.
Até o presente momento foram confirmadas as participações dos mestres Tucano, Fú pago, Cobra, Diogo, Escravo, Ulisses, Kelson, Kinzinho e Parafuso, além dos contramestres Tiuba, Têra, Ludjero, Assanhado, Rap, Boquinha e Pimenta, bem como os professores Zangada, Camelo, Cujuba e Corrente.
Vale reforçar que o uso de máscara será necessário nessa atividade para garantir a segurança de todos.