A contagem regressiva para o Campeonato Brasileiro, cuja primeira rodada será aberta neste sábado, 27, já começou e esta edição 2019 será marcada por algumas novidades. A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) confirmou que o árbitro de vídeo (VAR) será utilizado nas 380 partidas da competição. A CBF também confirmou que assumirá integralmente os custos com tecnologia e infraestrutura das partidas no Brasileirão. Os clubes seguirão arcando com o pagamento das despesas de arbitragem.
A proposta de limite de troca de treinadores, por sua vez, foi rechaçada durante o conselho técnico na semana passada. Os dirigentes entenderam que ainda é melhor definir o critério para esta restrição de demissões.
Já o calendário de 2020 terá o retorno da Supercopa do Brasil. Disputada em jogo único, a partida abrirá a temporada com um duelo entre o campeão da Copa do Brasil e o vencedor do Brasileirão do ano anterior.
Técnico 'amarelado'
Outra novidade anunciada pela CBF envolve os técnicos e as arbitragens. Os cartões amarelos e vermelhos que tanto atormentam os jogadores poderão ser aplicados também aos comandantes das equipes, o que visa a diminuir as contínuas reclamações vindas dos bancos de reservas. O cartão amarelo, neste caso, servirá como advertência para evitar a expulsão direta do treinador.