O futebol profissional pode estar prestes a adotar um método inovador de punição durante os jogos. A International Football Association Board (Ifab) anunciará na sexta-feira a introdução do cartão azul para penalizar condutas anti-desportivas em campo. Conforme o jornal britânico Telegraph Sport, os testes com essa nova medida devem iniciar já no próximo verão europeu.
O cartão azul resultará na remoção temporária de jogadores do campo por um período de dez minutos caso pratiquem simulação, cometam faltas antidesportivas ou demonstrem desrespeito ao árbitro. Se um jogador receber dois cartões azuis ou um amarelo seguido de um azul, será imediatamente expulso da partida ao receber o cartão vermelho.
Esta é a primeira adição de um novo cartão ao esporte profissional desde a introdução dos cartões amarelos e vermelhos na Copa do Mundo de 1970, no México. No entanto, nas fases iniciais de implementação, competições de alto nível, como a Copa do Mundo, estão excluídas dos testes.
Competições como a Copa da Inglaterra e a Women's FA Cup, realizadas na Inglaterra, e até mesmo a UEFA Champions League na temporada 2024-2025 já podem adotar a nova medida de punição, conforme relatado pela publicação britânica.