A CBF confirmou em seu site, na noite desta terça-feira (21), que as conquistas das Taças Brasil e de Prata (Torneio Roberto Gomes Pedrosa, também apelidado de "Robertão") - disputados antes da criação do Campeonato Brasileiro, em 1971 - passarão a contar como títulos nacionais. Com a unificação das taças, Palmeiras e Santos passam a ser os maiores campeões do país, com oito conquistas cada.
A entidade convidou os clubes beneficiados pela decisão (Bahia, Botafogo, Cruzeiro, Fluminense, Palmeiras e Santos) para uma festa na manhã desta quarta-feira (22), onde será feito o anúncio oficial da unificação dos títulos. Pelé deve estar presente no evento.
A decisão da CBF atende uma antiga reivindicação de alguns clubes. Para que ela fosse aceita, foi preparado e encaminhado à entidade um dossiê no qual os clubes procuravam mostrar que a Taça Brasil e o Robertão representavam, na época em que foram disputados, o mesmo que o atual Campeonato Brasileiro.
Veja quem são os "novos" campeões brasileiros:
1959 - Bahia
1960 - Palmeiras
1961 - Santos
1962 - Santos
1963 - Santos
1964 - Santos
1965 - Santos
1966 - Cruzeiro
1967 - Palmeiras (venceu Taça Brasil e Taça de Prata)
1968 - Botafogo (Taça Brasil) e Santos (Taça de Prata)
1969 - Palmeiras
1970 - Fluminense
Veja como fica a lista de campeões nacionais, segundo a CBF:
8 títulos - Palmeiras e Santos
6 títulos - São Paulo
5 títulos - Flamengo*
4 títulos - Vasco e Corinthians
3 títulos - Internacional e Fluminense
2 títulos - Bahia, Botafogo, Grêmio e Cruzeiro
1 título - Atlético-MG, Guarani, Coritiba, Atlético-PR e Sport
* A CBF não considera o título rubro-negro de 1987. Porém, para o R7, Flamengo e Sport foram os campeões nacionais daquele ano.