A Chapecoense anunciou, nesta quinta-feira (08), que exibirá novas estrelas no escudo para homenagear as vítimas do acidente aéreo do dia 29 de novembro, ocorrido em Medellín.
São duas estrelas. A do alto do símbolo faz menção à conquista da Copa Sul-Americana de 2016 - a Conmebol decidiu dar o título do torneio à equipe catarinense após sugestão do adversário do time na decisão, o Atlético Nacional.
"Ela é branca em sinal de paz. A paz encontrada pelos nossos Eternos Campeões. Além disso, a cor branca simboliza a luz que nos guiará adiante", explica o clube.
A segunda estrela foi colocada dentro da letra F, de futebol, do escudo. "É a forma sutil, mas impactante, de eternizar os que dedicavam suas vidas à Chapecoense".
Na imagem divulgada pelas redes sociais, é notável também a retirada das quatro estrelas anteriores, que representavam as quatro conquistas estaduais.
O avião que levava o time da Chapecoense para a primeira final da sua história caiu próximo a Medellín, no dia 29 de novembro. Das 77 pessoas que embarcaram na aeronave, 71 morreram. Os seis sobreviventes seguem sob cuidados na Colômbia, entre eles quatro brasileiros.
Confira o comunicado da Chape na íntegra:
Devido à uma fatalidade, entramos para a história. Isso é indiscutível e imutável. Indiscutível, também, é que mesmo cientes de que iniciamos, agora, um novo momento, manteremos a essência. Seguiremos escrevendo a história que vinha sendo traçada, com tanto carinho. Mas não sem eternizaremos - na memória, coração e escudo - o legado de afeto, solidariedade e união. Mais do que isso, o amor e comprometimento que todos os que partiram tinham para com a Chapecoense.
Partindo disso, propomos a reformulação do nosso escudo. Uma forma de eternizar no peito a lembrança de tudo o que foi despertado nesse momento de adversidade. Detalhes singelos foram acrescentados à nossa marca:
A primeira estrela faz menção à conquista da Copa Sul-Americana 2016. Ela é branca em sinal de paz. A paz encontrada pelos nossos Eternos Campeões. Além disso, a cor branca simboliza a luz que nos guiará adiante.
Já a segunda estrela no interior da letra F - que refere ao futebol - é a forma sutil, mas impactante, de eternizar os que dedicavam suas vidas à Chapecoense.