Com jogos do Campeonato Brasileiro e competições sul-americanas adiados, Grêmio e Inter iniciam a semana com suas rotinas afetadas pelas enchentes que assolam o Rio Grande do Sul, gerando incertezas quanto ao calendário. Ambos os clubes decidiram cancelar os treinamentos previstos para esta segunda-feira.
INTERNACIONAL: O Internacional deveria enfrentar o Real Tomayapo na terça-feira, na Bolívia, pela Copa Sul-Americana, enquanto o Grêmio estava programado para jogar contra o Huachipato, no Chile, na quarta-feira, pela Libertadores. No entanto, ambos os jogos foram adiados pela Conmebol e ainda não possuem uma nova data definida.
ESTÁDIO BEIRA-RIO: As áreas ao redor do Beira-Rio sofrem com as consequências do aumento do nível do Guaíba. Ruas e avenidas que conduzem ao estádio estão submersas, assim como uma grande parte do Centro Histórico da cidade. De acordo com projeções de pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), este cenário não deve mudar significativamente nos próximos dias.
GRÊMIO: O próximo jogo do Grêmio ocorrerá fora de Porto Alegre. No sábado, o Tricolor enfrenta o Atlético-MG em Belo Horizonte, pelo Brasileirão. Isso apresenta um possível desafio logístico a ser enfrentado. As operações no Aeroporto Salgado Filho estão suspensas devido ao alagamento das pistas, conforme informado pela Fraport, que administra o terminal. A retomada das operações ainda não possui previsão definida.
AGENDA DOS DIRIGENTES: A situação de calamidade provocada pelas chuvas no estado e seu impacto no futebol devem ser temas prioritários na agenda dos dirigentes tanto do Grêmio quanto do Internacional nesta semana. A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) tomou a decisão de adiar todas as partidas das competições por ela organizadas durante o final de semana, além dos jogos previstos para os dias 8 e 9 de maio da Série A2 do Campeonato Gaúcho.