O brasileiro César Cielo agora é o recordista mundial das duas provas mais rápidas da natação. Nesta sexta-feira, o nadador fez a marca de 20s91 durante o Campeonato Brasileiro Sênior de Natação, em São Paulo, e quebrou o recorde de 20s94, pertencente ao francês Frederick Bousquet.
Para atingir seu objetivo, o campeão olímpico da prova abriu mão da briga nos 100 m do campeonato disputado no clube Pinheiros. O estratégia deu certo e Cielo encerra um ano perfeito com mais um recorde.
Na competição mais importante de 2009, o Mundial de Roma, o brasileiro conquistou o ouro nas provas de 50 m e 100 m. Na última, quebrou o recorde mundial com o tempo de 46s91.
Nos últimos dois dias, Cielo havia se aproximado de recordes tanto nos 50 quanto nos 100 m livre, ficando próximo de fazer história.
Nesta sexta, o campeão olímpico não decepcionou e virou o primeiro atleta do continente americano a completar os a prova mais rápida da natação abaixo de 21 segundos.
Tratava-se ainda da última oportunidade para ele cumprir o feito utilizando os supermaiôs, que a partir da próxima temporada serão banidos da natação - com bermudas, os tempos devem aumentar consideravelmente.