Nesta quarta (7), Santos e Corinthians se encontram pela primeira vez no ano de 2024. O embate entre esses dois times emblemáticos marca uma fase de reformulação total para ambos. No entanto, suas trajetórias até aqui são bastante contrastantes. O embate contra o Corinthians está marcado para as 19h30, válida pela sexta rodada do Campeonato Paulista.
Após enfrentar o pior momento de sua história com o rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro, o Santos passou por uma série de transformações em todas as áreas do clube.
Em dezembro, Marcelo Teixeira foi eleito presidente, sucedendo a Andres Rueda. Mesmo antes de assumir oficialmente, Teixeira começou a trabalhar nos bastidores para reestruturar a equipe o mais rápido possível.
Sua primeira medida foi garantir a contratação do técnico Fábio Carille, que estava no Japão. Com a colaboração do experiente treinador, o Alvinegro Praiano assegurou a chegada de 14 novos jogadores. A diretoria apostou em atletas com experiência, como Gil, Aderlan, Giuliano, Cazares, Otero e Willian Bigode. Simultaneamente, jogadores que haviam perdido o apoio da torcida, como Lucas Lima, Jean Lucas, Mendoza e Marcos Leonardo, deixaram o clube.
Essas mudanças têm gerado resultados positivos, visto que o Santos chega a este clássico em boa forma. O time obteve excelentes resultados no início da temporada, com quatro vitórias e uma derrota até o momento. Liderando o grupo A do Paulistão com 12 pontos, o Santos tem oito pontos a mais que o Ituano, o segundo colocado.
Além disso, o Santos lidera a classificação geral, com dois pontos à frente de São Paulo e Palmeiras. No entanto, os rivais têm um jogo a menos no torneio.
Por outro lado, o Corinthians não foi rebaixado no Brasileirão, mas teve mais um ano decepcionante para sua torcida. Com um clima de fim de ciclo para vários jogadores, Augusto Melo assumiu a presidência do clube com a promessa de uma reformulação total.
E de fato, o Timão tem passado por muitas mudanças. Onze jogadores do elenco de 2023 deixaram o clube recentemente, enquanto sete novos jogadores foram contratados (Hugo, Diego Palacios, Félix Torres, Gustavo Henrique, Raniele, Rodrigo Garro e Pedro Raul). O clube espera anunciar mais reforços nos próximos dias.
Enquanto as mudanças no Santos tiveram um efeito positivo imediato, o mesmo não pode ser dito sobre o Corinthians. A equipe enfrenta dificuldades devido à falta de opções no elenco e acumula quatro derrotas consecutivas no Paulista. Essa sequência negativa resultou na demissão de Mano Menezes, que estava no clube desde o final de setembro de 2023.
O Corinthians está atualmente na última posição do grupo C, com apenas três pontos. Além disso, na tabela geral do Campeonato Paulista, o time se encontra na zona de rebaixamento, ocupando o 15º lugar.
A expectativa é que António Oliveira seja anunciado em breve como o novo treinador do Corinthians. No entanto, para o clássico contra o Santos, o auxiliar Thiago Kosloski assumirá interinamente o comando técnico.