O Comitê Olímpico do Brasil (COB) publicou neste sábado uma nota oficial defendendo o adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 para o ano que vem, por conta da pandemia de coronavírus.Informações da Gazeta Esportiva.
A entidade acredita que a melhor data para a realização do evento, neste momento, seja “o fim de julho e a primeira quinzena de agosto” de 2021, exatos 12 meses de diferença em relação a data original.
“Como judoca e ex-técnico da modalidade, aprendi que o sonho de todo atleta é disputar os Jogos Olímpicos em suas melhores condições. Está claro que, neste momento, manter os Jogos para este ano impedirá que este sonho seja realizado em sua plenitude”, afirmou Paulo Wanderley, presidente do COB, por meio do comunicado.
Apesar do posicionamento, a organização reitera o apoio ao Comitê Olímpico Internacional (COI), e confia que a melhor decisão será tomada. Nesta semana, o COI admitiu que “não há solução ideal” para o impasse das Olimpíadas, e que vários cenários estão sendo estudados.
O Comitê Olímpico Britânico, nesta quinta-feira, também declarou que não concorda com a realização dos Jogos em meio a crise do COVID-19, e que preza pela saúde de seus atletas. As nadadores Etiene Medeiros e Poliana Okimoto também se pronunciaram a favor do adiamento.