James Rodríguez chegou ao Real Madrid com pompa de estrela e sequer precisou entrar em campo para mostrar por que sua contratação já é um sucesso. Apresentado na última terça-feira, o artilheiro da última Copa do Mundo vendeu mais de 345 mil camisas com o seu número 10 às costas. Ou seja: como cada custa ? 97 euros, o retorno gerado chega a ? 33,4 milhões (R$ 100,2 milhões), 41,75% do valor de sua contratação - ? 80 milhões (R$ 240 milhões). O cálculo é da agência de marketing esportivo ?Euromericas?.
Os números são assombrosos desde a primeira hora de vendas na loja oficial do clube. Na ocasião, 900 peças foram compradas por torcedores no Santiago Bernabéu, momentos depois da apresentação do meia colombiano, ainda na terça. O grande ?boom?, no entanto, aconteceu via internet, com aquisições disparadas na Colômbia e no mercado asiático. Gerardo Molina, professor de marketing esportivo, afirmou que considera o Real Madrid a ?Disney do mundo do futebol?.
Não estão dentro da conta, obviamente, as camisas falsas negociadas nas ruas. Em Cali, uma das principais cidades da Colômbia, é possível adquirir a camisa 10 de James no Real Madrid por 20 mil pesos (? 8), segundo o diário espanhol ?AS?. O país natal vive a febre de seu jovem craque, que também é patrocinado pela mesma fornecedora de material esportivo do clube merengue.