Enfim o Vasco conquistou sua primeira vitória na Taça Guanabara, primeiro fase do Campeonato Carioca. Depois de quatro derrotas e um empate, o time cruzmaltino venceu o Americano pelo placar de 3 a 0, neste domingo, em São Januário. Com isso, a equipe comandada pelo técnico Ricardo Gomes, que estreou como treinador vascaíno nesta rodada, deixa a lanterna do Grupo A da competição estadual.
O Vasco alcança os quatro pontos, contra apenas um do Americano, que agora assume a última colocação da Taça Guanabara. O Flamengo lidera o grupo com seis vitórias em seis jogos, em um total de 18 pontos conquistados.
Apesar de ter repetido os erros de outras partidas, principalmente nas finalizações, o Vasco soube construir a vitória aproveitando-se dos erros da equipe adversária e da boa atuação do meia Jeferson. O técnico Ricardo Gomes fez questão de comemorar os gols com os jogadores e ainda promoveu a volta do meia Felipe que tinha sido afastado pela diretoria.
Diante de um público muito pequeno, o Vasco dominou os minutos iniciais do jogo, mas só conseguiu marca o primeiro aos 35 minutos, quando Jeferson lançou Ramon, que driblou seu marcador e cruzou para Marcel meter a cabeça e balançar as redes.
O Vasco voltou para o segundo tempo com Felipe no lugar de Caíque. Até que aos 9min, o time da casa marcou o segundo gol. Após cobrança de escanteio pela esquerda, Dedé subiu mais que a zaga e colocou sem chances para o goleiro do Americano.
O Vasco diminuiu o ritmo e permitiu que o Americano adiantasse sua equipe. Mas aos 34min do segundo tempo, o time de Ricardo Gomes selou a sorte da partida através de Jeferson, o destaque da equipe. Ele recebeu na intermediária, arrancou para a área e bateu cruzado, sem chances para o goleiro campista.
Na próxima rodada o Vasco enfrentará o América, no domingo, às 17h (de Brasília), tentando espantar de vez a má fase na temporada. Já o Americano terá o Americano pela frente, no mesmo dia e horário.
Vasco 3 x 0 Americano
Gols
Vasco:
Marcel aos 35min do primeiro tempo, Dedé, aos 9min do segundo tempo, e Jeferson aos 34min do segundo tempo
Vasco: Fernando Prass; Fágner, Dedé, Anderson Martins (Fernando) e Ramon; Eduardo Costa, Rômulo, Jeferson (Enrico) e Caique (Felipe); Éder Luís e Marcel; Técnico: Ricardo Gomes
Americano: Jefferson; Élson, Júnior Capixaba, Carlao e Catatau; Renan, Índio(Guaçuí), Wellington Jacaré(Felipe) e Flávio Medina(William); Diego e Gustavinho; Técnico: Toninho Andrade
Cartões amarelos
Vasco: Felipe e Eduardo Costa
Americano: Elson, Renan e Guaçai
Árbitro
Pathrice Maia
Local
Estádio São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)