O Grêmio conquistou a América, legitimamente sonhou com mais e lutou por isso, mas parou diante de um rival poderoso. Neste sábado (16), liderado por Cristiano Ronaldo, o Real Madrid alcançou o sexto título mundial ao vencer os gremistas por 1 a 0, em Abu Dhabi. Um bonito gol de falta do português, em noite amplamente dominada pelo campeão europeu, selou o destino da decisão aos 7min do segundo tempo.
Sem Arthur, lesionado, e com Luan muito abaixo de seu nível habitual, o Grêmio de Renato Portaluppi não ameaçou ofensivamente e caiu contra um rival que foi soberano em campo. Em 90 minutos, o Real sequer permitiu uma finalização no gol defendido por Navas, apesar de todos os esforços da equipe brasileira.
Tricampeões continentais, os gremistas seguem com um título mundial no currículo, conquistado graças aos dois gols do mesmo Renato sobre o Hamburgo, em 1983. O Real Madrid amplia sua interminável galeria de conquistas com seis títulos mundiais, sendo três Copas Intercontinentais (1960, 98 e 2002) e ainda três Mundiais de Clubes da Fifa (2014, 16 e 17).