O Atlético de Madrid é campeão espanhol pela 11ª vez! Neste sábado, os colchoneros venceram o Valladolid por 2 a 1, de virada, no Estádio José Zorrilla, em partida válida pela última rodada de La Liga. Na capital, o Real Madrid venceu o Villarreal pelo mesmo placar.
O início da partida em Valladolid foi cauteloso de ambos os lados. As equipes se estudavam e não se expunham tanto. O primeiro tempo contou com algumas chances, mas poucas oportunidades claras de gol. A etapa complementar foi mais movimentada e decidiu o campeonato.
Aos 17 minutos, o Valladolid aproveitou cobrança de escanteio do adversário e armou excelente contra-ataque. Após rápida troca de passes, Oscar Plano recebeu boa bola em profundidade do brasileiro Marcos André. O atacante espanhol saiu cara a cara com Jan Oblak e abriu o placar para o time da casa.
De forma quase simultânea, o Villarreal balançou as redes contra o Real Madrid no Estádio Alfredo di Stéfano. O artilheiro da equipe, Gerard Moreno, ajeitou a bola de calcanhar para o meio-campista Yéremi Pino. Dentro da área, ele cortou a defesa merengue e, de frente para Courtois, colocou o Submarino Amarelo à frente do placar.
No primeiro tempo, o Atlético de Madrid criou poucas chances: ainda não havia finalizado após 25 minutos. Contudo, estando em desvantagem no placar e necessitando da vitória, os colchoneros passaram a atacar mais. Apostando em jogadas aéreas, os visitantes construíram algumas oportunidades de gol, mas nenhuma tão clara. O Valladolid, por outro lado, se defendia, diminuindo espaços entre as linhas, e dificultava a vida do adversário.
Já a etapa complementar começou mais movimentada, com ritmo elevado. Dependendo apenas de si para sagrar-se campeão, o Atlético voltou do intervalo pressionando o Valladolid, buscando o empate.
Aos 12 minutos, Ángel Correa recebeu a bola de Yannick Carrasco na entrada da área e empatou a partida. O argentino limpou dois marcadores e finalizou rasteiro, de bico, no canto esquerdo de Jordi Masip, que não teve chances de defender o chute. Mais uma vez, praticamente ao mesmo tempo, a rede balançou em Madrid: Karim Benzema marcou contra o Villarreal, mas o gol foi anulado após consulta ao VAR.
Com o empate, foi a vez de o Valladolid avançar suas linhas e pressionar. Contudo, quem marcou de novo foi o Atlético. Aos 22, Sergio Guardiola tocou errado e a bola sobrou para Luis Suárez. O uruguaio saiu cara a cara com o goleiro e finalizou de esquerda, por baixo de Masip, marcando o seu 21º gol no Campeonato Espanhol. Assim, virou o jogo para os colchoneros.
O Real Madrid chegou a igualar o jogo contra o Villarreal aos 43. Rodrygo, pela direita, tocou para Benzema, que recebeu a bola na entrada da área. O atacante finalizou no ângulo esquerdo do goleiro e empatou a partida. Nos acréscimos, Luka Modric recebeu passe do francês e virou o jogo.
Em Valladolid, o time da casa, que não tinha nada a perder, foi totalmente ao ataque. Apostando em cruzamentos, não conseguiu balançar as redes.
Atlético de Madrid, Real Madrid, Barcelona e Sevilla estão classificados para a Liga dos Campeões. Real Sociedad e Real Bétis conquistaram vaga na Liga Europa. O Villarreal está garantido na próxima Liga da Conferência. Huesca, Valladolid e Eibar foram rebaixados.
Messi foi o artilheiro do Campeonato Espanhol com 30 gols. Iago Aspas liderou em assistências: 13.
Confira outros resultados da 38ª rodada de La Liga:
Celta de Vigo 2 x 3 Real Bétis
Eibar 0 x 1 Barcelona
Elche 2 x 0 Athletic Bilbao
Huesca 0 x 0 Valencia
Osasuna 0 x 1 Real Sociedad