Menos de dois meses após ser eliminada pela Itália nas quartas da final da Eurocopa, a Inglaterra conseguiu uma espécie de revanche. Em amistoso disputado nesta quarta-feira no Estádio Wankdorf, em Berna, na Suíça, a seleção dirigida por Roy Hodgson bateu a rival de Cesare Prandelli de virada, por 2 a 1.
O gol decisivo, bastante bonito, foi marcado por Jermain Defoe aos 34min do segundo tempo. O atacante aproveitou contra-ataque rápido e, após driblar o lateral direito Ignazio Abate na ponta da grande área, acertou o ângulo direito do goleiro Salvatore Sirigu, que ainda chegou a tocar na bola, mas não conseguiu evitar o tento.
Curiosamente, nesse momento quem parecia melhor na partida era a Itália, que vinha obrigando o goleiro John Ruddy a trabalhar com constância. No segundo tempo, ambas as equipes já utilizavam muitos reservas - Prandelli realizou seis substituições, contra cinco de Hodgson.
No primeiro tempo, o volante Daniele De Rossi havia sido o responsável pela abertura do placar. Ele balançou as redes aos 15min de cabeça, aproveitando cobrança de escanteio de Alessandro Diamanti. Aos 27min, o zagueiro Phil Jagielka empatou na mesma moeda, em um peixinho depois de córner cobrado pelo meia Frank Lampard.
Com o resultado, a Inglaterra deu o troco da eliminação nas quartas de final da Eurocopa, ocorrida em Kiev, na Ucrânia, em 24 de junho. Na ocasião, a equipe foi eliminada pela Itália nos pênaltis, por 4 a 2, após empate sem gols no tempo normal e na prorrogação.