Com uma equipe repleta de jovens talentos, a Seleção masculina de vôlei estreia nesta quarta-feira, 31.07, nos Jogos Pan-americanos de Lima, no Peru, contra o México. A partida será a partir das 22h30 (de Brasília), no Ginásio Desportivo Callao. No meio de uma juventude promissora está o experiente central Éder. Aos 35 anos, ele repetirá na capital peruana o trabalho que um outro grande jogador da mesma posição exerceu quando o Brasil foi medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos de Guadalajara 2011.
"No México, meu primeiro Pan, jogamos com uma formação parecida com a que temos em Lima e tínhamos o Gustavo Endres como capitão e jogador mais experiente. Ele deu todo o suporte para a molecada e agora vai ser uma referência para mim aqui. Quando comecei a jogar, ele era o melhor central do mundo. Sempre foi um espelho e um ídolo e vai nos inspirar para buscarmos o ouro", disse Éder.
Com o título em Guadalajara e o ouro olímpico no Rio de Janeiro, em 2016, o central sabe da sua responsabilidade no grupo que está em Lima. "Com certeza eu sou a voz da experiência por toda a vivência no vôlei. Tenho muito a agregar ao time, dar dicas de como as coisas funcionam. Temos muitos jogadores talentosos, alguns jogam a Superliga, outros já jogam fora do país. É um elenco com muito potencial, esperamos transformar isso em resultado", avaliou o central.
A base da Seleção treinou no CT de Saquarema, no Rio de Janeiro, desde o dia 10 de junho. O grupo é comandado pelo técnico Marcelo Fronckowiak, assistente de Renan Dal Zotto. O elenco é composto pelos levantadores Thiaguinho e Carísio; os opostos Aboubacar e Felipe Roque; os centrais Éder, Cledenilson e Matheus; os ponteiros Lucas Lóh, Kadu, Honorato e Rodriguinho, e o líbero Rogerinho.
Em Lima, o Brasil está no Grupo B, ao lado de Estados Unidos, Chile e México. No Grupo A, estão Peru, Cuba, Porto Rico e Argentina. As equipes se enfrentam dentro dos grupos em turno único. O primeiro de cada chave enfrenta o segundo da outra na semifinal. Os vencedores disputam a medalha de ouro, enquanto os perdedores duelam pelo bronze.
"México e Chile jogaram a Copa Pan-americana com as mesmas formações, sendo que os mexicanos disputaram os Jogos Olímpicos do Rio e chegaram a ganhar um set do Brasil. Os EUA estão com uma equipe variada e com jovens valores que estiveram na Liga das Nações", disse Fronckowiak.
Fase de grupos (horário de Brasília):
31 de julho Brasil x México – 22h30
1º de agosto Brasil x Chile – 22h30
2 de agosto EUA x Brasil – 22h30
(Fonte: Rededoesporte.gov.br)