Depois de sair atrás no marcador e ainda ter o zagueiro Rhodolfo expulso, o São Paulo buscou o empate com o Coritiba por 1 a 1, neste domingo, no Estádio Couto Pereira, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado, no entanto, foi ruim para o time paulista, que terminou a rodada a quatro pontos do Vasco, último colocado do G-4.
Antes da última rodada, o clube do Morumbi estava a três pontos da zona de classificação para a Libertadores. Com o resultado, o time tricolor foi a 43 pontos, na quinta posição, enquanto os paranaenses chegaram a 29, ameaçados por estar a dois pontos do Sport, primeiro clube na zona de rebaixamento.
Empurrado pelo público presente no Couto Pereira, o Coritiba conseguiu comandar as ações ofensivas no início da partida e pressionou o quanto pôde no primeiro terço da etapa inicial, mas não conseguiu transformar a posse de bola em gols.
Somente aos 14min, o São Paulo conseguiu criar uma jogada de perigo. Lucas arrancou do campo de defesa até a entrada da área e chutou cruzado, mas a bola saiu à direita do gol de Vanderlei. Em jogada bastante similar, aos 22min, o meia-atacante recebeu de Jadson em velocidade, se livrou de dois marcadores e, em vez de tocar para o desmarcado Ademílson, bateu para fora.
Na sequência do primeiro tempo, o time paulista conseguiu equiparar a posse de bola, mas insistia nos chutões para o ataque, enquanto o Coritiba tentava furar o bloqueio da defesa são-paulina sem muita efetividade.
No segundo tempo, depois das trocas de Paulo Assunção e Ademilson por Casemiro e Douglas, antes mesmo dos 10min, o São Paulo passou a jogar no sistema de três zagueiros e o Coritiba encontrou mais facilidade em campo. Aos 12min, Paulo Miranda tentou dominar no peito, dentro da área, mas perdeu a bola para Rafinha e o jogador alviverde chutou na trave direita.
Logo em seguida, aos 14min, o Coritiba conseguiu abrir o placar em cobrança de pênalti de Éverton Ribeiro. No lance da penalidade, Rhodolfo deu carrinho dentro da área e Rafinha desabou, criando muitos protestos do lado tricolor.
Aos 25min, o Coritiba quase chegou ao segundo gol, novamente com Éverton Ribeiro. Após cruzamento do jogador pelo lado direito, o zagueiro Rhodolfo desviou de cabeça contra a própria meta, mas a bola explodiu no travessão.
Melhor na partida, o Coritiba ainda contou com a expulsão de Rhodolfo, aos 33min, por levar o segundo cartão amarelo, após falta dura em Gil. No entanto, foi São Paulo que conseguiu buscar um gol, mesmo com um jogador a menos.
Aos 39min, depois de bola dividida por Lucas, Osvaldo ficou com a sobra dentro da área e chutou forte no canto direito de Vanderlei para definir o marcador.
Ficha técnica
CORITIBA 1 x 1 SÃO PAULO
Gols
CORITIBA:
Éverton Ribeiro, aos 14min do segundo tempo
SÃO PAULO:
Osvaldo, aos 39min do segundo tempo
CORITIBA: Vanderlei; Victor Ferraz (Robinho), Demerson, Escudero e Eltinho; Willian Farias, Gil, Lincoln (Raúl Ruidiaz), Everton Ribeiro e Rafinha; Roberto (Anderson Aquino)
Treinador: Marquinhos Santos
SÃO PAULO: Rogério Ceni; Paulo Miranda, Rafael Toloi, Rhodolfo e Bruno Cortez;Paulo Assunção (Douglas), Maicon e Jadson (Cícero); Lucas, Osvaldo e Ademílson (Casemiro)
Treinador: Ney Franco
Cartões amarelos
CORITIBA: Rafinha e Éverton Ribeiro
SÃO PAULO: Rogério Ceni, Rhodolfo, Rafael Tolói, Ademilson
Cartão vermelho
SÃO PAULO: Rhodolfo Árbitro
Pericles Bassols Pegado Cortez (RJ)
Público e renda
15.061 pagantes e R$ 326.268,00
Local
Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR)