O período que começa a saga em busca do título da Copa do Brasil tem início nesta terça-feira e dará o maior prêmio de sua história: R$ 50 milhões ao campeão e R$ 20 milhões para o vice. Ao todo, 80 times estarão na primeira fase e, nas oitavas de final, mais 11 clubes entram para completar os cinco que avançarão até lá. Às 20h (de Brasília), Vitória da Conquista-BA e Boa Esporte-MG dão o pontapé inicial, na Bahia, e abrem a competição.
Nas duas fases inicais, teremos apenas partidas de ida. O mando de campo na primeira será do time de pior colocação no ranking da CBF. Em caso de empate, o visitante avança para proxima fase.
Na segunda fase do torneio, o mando foi definido por meio de um sorteio realizado no ano passado. Em caso de empate, a vaga será decidida nos pênaltis.
O gol fora de casa, que era exclusividade da competição como critério de desempate, não existirá mais a partir da terceira fase do campeonato. Os jogos serão de ida e volta e se as somas dos placares for igual, a decisão será nos pênaltis, sem prorrogação.