Em 1991, o astro do basquete Earvin "Magic" Johnson foi revelado com HIV, e sua declaração pública tornou-se um marco na luta contra a aids. Até hoje, ele segue empenhado em campanhas sobre a doença. O ex-jogador tinha 32 anos quando proferiu: "Vou ter que me aposentar do Lakers porque contraí o vírus HIV", no dia 7 de setembro.
O médico dos Los Angeles Lakers havia chamado Johnson depois de uma viagem do time para lhe dar a má notícia. "Quando ele me contou pela primeira vez, eu pensei: 'Ah, cara, eu vou morrer. Acho que acabou'. E ele disse: 'Não, não, não acabou'", lembrou Johnson mais tarde em uma entrevista à emissora pública PBS. Melman lhe disse que ele tinha que começar a tomar medicação e aprender a se sentir confortável com sua nova condição. Assim, poderia viver por muito tempo.
SENTENÇA DE MORTE
Na época, a infecção pelo HIV ainda era considerada uma sentença de morte pela opinião pública. Até então, muitos viam a aids como uma doença que só afetava gays ou viciados em drogas. Johnson, entretanto, não pertencia a nenhum desses grupos. O ex-jogador contraiu a doença durante relações sexuais desprotegidas com outra mulher e não com sua esposa.
EXEMPLO NO COMBATE AO HIV
"Agora estou me tornando um porta-voz do HIV porque quero que as pessoas entendam que não há como evitar o sexo seguro. Às vezes, pensamos que somente os homossexuais podem contrair o vírus, que isso não pode acontecer comigo. Mas agora estou aqui para dizer que pode acontecer com qualquer um, até comigo. Todos deveriam ter mais cuidado", disse Johnson.
O astro do basquete criou a Fundação Magic Johnson, que apoia financeiramente grupos e campanhas contra a aids. E ele nunca se cansou de engajar ações para afetados e para aumentar a conscientização sobre a doença. Em 1º de dezembro de 1999, no Dia Mundial da Aids das Nações Unidas, ele foi um dos principais oradores, descrevendo a doença como "inimigo público número um".
O seu pronunciamento no evento fez com que número significativamente maior de homens nos EUA fizesse o teste de HIV nos meses seguintes, principalmente entre heterossexuais negros e hispânicos em cidades com clubes da NBA. "Magic" Johnson está agora com 65 anos, e sua fortuna é estimada em 1,2 bilhão de dólares.