Nas últimas horas de 2023, a diretoria do Grêmio oficializou o término do contrato com cinco jogadores do elenco que alcançou o vice-campeonato no Brasileirão 2023. Um dos destaques desse desligamento foi o ex-corintiano Luan, que ingressou no clube como uma aposta, porém não conseguiu se firmar.
Os demais jogadores que não continuarão no Imortal são o zagueiro Bruno Alves, o meio-campista Gustavinho e os atacantes Juan Iturbe e Luis Suárez. Este último, o uruguaio, foi o grande destaque do ano, mas já acertou sua transferência para o Inter Miami.
Em comunicado oficial, o Grêmio expressou sua gratidão aos profissionais pelos anos de dedicação, comprometimento e entrega enquanto vestiram a camisa tricolor, desejando sucesso em seus novos desafios.
Luan, que foi Rei da América em 2017, chegou ao Grêmio durante a temporada de 2023 com a intenção de recuperar seu melhor desempenho em campo. Contudo, o jogador, que teve uma passagem tumultuada pelo Corinthians, teve poucas oportunidades sob o comando do técnico Renato Gaúcho.