Conheça jogadores de futebol que se declararam parte da comunidade LGBT

A comunidade esportiva ainda enfrenta desafios em relação à aceitação da diversidade sexual, mas alguns jogadores de futebol corajosamente romperam o silêncio.

Jogadores apresentados na lista abaixo | (Foto: Reprodução/X)
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Muito se é falado sobre como a comunidade dos esportes ainda é bastante fechada para alguns assuntos e problemas enfrentados não só dentro desse contexto limitado, mas como um todo na sociedade. Poucos jogadores de futebol já se declararam parte da comunidade LGBT, como é o caso de Richarlyson, atleta que teve passagens por São Paulo e Atlético-MG, por exemplo. Veja nomes que seguiram no caminho do brasileiro:

Jake Daniels:

Jake Daniels foi o primeiro futebolista inglês que revelou ser gay após 1990. Aos 17 anos, o atacante do Blackpool falou sobre sua sexualidade em um texto no perfil oficial do clube da segunda divisão inglesa, e também em outra conversa com a emissora Sky Sports, publicados em 2022. Na matéria, o jogador disse ter descoberto sua orientação sexual aos 6 anos de idade, mas a manteve em segredo para perseguir seu sonho de jogar futebol.


Thomas Hitzlsperger:

Em entrevista ao jornal alemão Die Zeit em 2014, Thomas Hitzlsperger se declarou homossexual quatro meses após se aposentar. O ex-jogador disse que precisava "expressar sua homossexualidade" para se sentir feliz. Com passagens por Bayern de Munique (Alemanha) e Aston Villa (Inglaterra), se aposentou no Everton (Inglaterra). O meia ainda jogou a Copa das Confederações de 2005, a Copa do Mundo de 2006 e a Eurocopa de 2008 na seleção alemã.

"Senti que, agora, após minha aposentadoria, o momento havia chegado. Falo do meu homossexualismo porque quero impulsionar a discussão sobre o tema no esporte profissional", declarou o ex-atleta.

Justin Fashanu:

Justin Fashanu é um dos jogadores mais marcantes da história do futebol por sua história de vida. Ele é conhecido por ser o primeiro jogador a falar publicamente que era gay. Em 1978, aos 17 anos, fez sua estreia como jogador profissional pelo Norwich City, clube inglês. Somente em 1990, depois de jogar em outros clubes no país, como Brighton, Manchester City e West Ham, Fashanu falou sobre a sua sexualidade.

em 1998, após se despedir da Inglaterra, Fashanu vivia nos Estados Unidos, em Maryland, onde foi acusado de estuprar uma menor de idade. Um mês após a denúncia, o ex-jogador cometeu suicídio.

Marcus Urban:

Marcus Urban foi um jogador de futebol alemão que decidiu largar a carreira para viver como um homem abertamente gay. Urban era considerado uma grande promessa do futebol alemão, mas acreditava que, se falasse abertamente sobre a sua sexualidade, sua carreira como atleta seria prejudicada. Junto com o jornalista Ronny Blaschke, Urban contou sua história no livro "Jogador escondido: a história do jogador de futebol gay Marcus Urban"

Marcus Urban, jogador alemão (Foto:  dpa / Horst Galuschka)

Leia Mais
Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES