A Conmebol apresentou oficialmente o troféu da Copa América Centenário, em uma cerimônia que aconteceu na noite de quinta-feira (28), em Bogotá, na sede da Federação Colombiana de Futebol.
A taça tem formato de jarra e contém o mapa da América, de todo o continente. O objeto mede 61 centímetros de altura e tem pesa quase sete quilos, com uma base de metal prateada e banhada em ouro 24 quilates. A competição acontecerá entre os dias 3 e 26 de junho, nos Estados Unidos.
Nem todos os grandes craques vão disputar a Copa América. O atacante Neymar, por exemplo, não foi liberado pelo Barcelona para vestir a camisa da seleção brasileira. O presidente da Conmebol, o paraguaio Alejandro Domínguez, no entanto, fez um pedido no seu discurso: que as seleções levem seus melhores jogadores.
– Os organizadores da Copa pedem um compromisso de todas as associações de futebol: que se esforcem para que suas seleções venham à competição com seus jogadores mais representativos. Não é uma exigência, é um compromisso das partes e acredito que isso ajuda a enaltecer o nível da copa, afirmou Domínguez no evento.