O estádio El-Arabi é o local de treinamentos da seleção brasileira para a Copa do Mundo do Catar. Chama a atenção os banheiros do local.
Nas áreas de lavatório, não existem pias. Tipos de bancos são posicionados sob torneiras. Uma construção que pode facilitar a higienização não só das mãos, como também de outras partes do corpo.
Purificar o corpo
Sabe que em alguns países islâmicos, é necessário "purificar" mãos, pés e orelhas antes de adentrar mesquitas e outros locais sagrados.
Trata-se de uma prática religiosa, um processo chamado de ablução. Cômodos semelhantes ao do banheiro do estádio por vezes são encontrados na porta de tais templos.
Buraco no chão
Já na sala separada, onde se encontraria o vaso sanitário em países de cultura mais voltada ao Ocidente, há uma estrutura conhecida como "banheiro turco". Trata-se de um buraco no nível do chão. Para utilizá-lo, é necessário se agachar.
Apesar de tradicional, esse tipo de sanitário está em desuso no Catar. Nos hotéis de Doha, incluindo o da seleção brasileira, o vaso segue o padrão tradicional, que também é frequente em casas de cidadão do país.
Esse banheiro do estádio é usado por funcionários e torcedores. Do lado de dentro a seleção tem instalações no padrão conhecido no Brasil, com vaso https://t.co/gdcsvG6Gvs
— Diogo Dantas (@diogodantas) November 20, 2022 ustify;">