Banheiro de estádio onde a seleção treina tem detalhes curiosos

Cômodos semelhantes ao do banheiro do estádio por vezes são encontrados na porta de tais templos.

Banheiro em estádio no Catar tem diferenças culturais | Diogo Dantas/Agência O Globo
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O estádio El-Arabi é o local de treinamentos da seleção brasileira para a Copa do Mundo do Catar. Chama a atenção os banheiros do local. 

Nas áreas de lavatório, não existem pias. Tipos de bancos são posicionados sob torneiras. Uma construção que pode facilitar a higienização não só das mãos, como também de outras partes do corpo.

Tipos de bancos servem para purificar o corpo - Diogo Dantas/Agência O Globo

Purificar o corpo

Sabe que em alguns países islâmicos, é necessário "purificar" mãos, pés e orelhas antes de adentrar mesquitas e outros locais sagrados.

Trata-se de uma prática religiosa, um processo chamado de ablução. Cômodos semelhantes ao do banheiro do estádio por vezes são encontrados na porta de tais templos.

Banheiro turco também é encontrado - Diogo Dantas/Agência O Globo

Buraco no chão

Já na sala separada, onde se encontraria o vaso sanitário em países de cultura mais voltada ao Ocidente, há uma estrutura conhecida como "banheiro turco". Trata-se de um buraco no nível do chão. Para utilizá-lo, é necessário se agachar.

Apesar de tradicional, esse tipo de sanitário está em desuso no Catar. Nos hotéis de Doha, incluindo o da seleção brasileira, o vaso segue o padrão tradicional, que também é frequente em casas de cidadão do país.

Esse banheiro do estádio é usado por funcionários e torcedores. Do lado de dentro a seleção tem instalações no padrão conhecido no Brasil, com vaso https://t.co/gdcsvG6Gvs

— Diogo Dantas (@diogodantas) November 20, 2022 ustify;">

Leia Mais
Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES