O zagueiro brasileiro naturalizado português Pepe se tornou o jogador mais velho a fazer um gol na fase de mata-mata da Copa do Mundo. Aos 39 anos e 283 dias de idade, o jogador alagoano marcou o segundo gol de Portugal contra a Suíça nas oitavas de final da Copa do Catar, nesta terça-feira. A seleção portuguesa goleou a Suíça por 6 a 1 e avançou às quartas de final, onde vai enfrentar Marrocos. As informações são do Portal g1/Portugal.
Pepe superou o camaronês Roger Milla, que tinha 38 anos e 34 dias ao fazer contra a Colômbia nas oitavas de final da Copa da Itália, em 1990. Milla, porém, permanece como o jogador mais velho a fazer um gol em qualquer fase das Copas: tinha 42 anos e 39 dias quando marcou na derrota de Camarões para a Rússia na Copa dos Estados Unidos, em 1994.
- Sou um privilegiado por poder jogar futebol, me sinto feliz de acordar e fazer o que mais gosto todos os dias. Essa marca só vai ter grande significado para mim se a gente chegar na final e ganhar o título.
Sobre o jogo, o zagueiro disse que Portugal soube se portar muito bem contra a Suíça e foi uma equipe madura dentro de campo.
- Fizemos aquilo que o mister pediu, não deixar a Suíça sair no contra-ataque, ganhar muito as segundas bolas, ter uma boa circulação com sentido sempre na direção da baliza contrária. Nós tivemos a felicidade de poder marcar um gol onde nós trabalhamos, logo o segundo gol foi uma jogada que nos dias antes do jogo trabalhamos bem. (Estou) Um pouquinho triste por sofrer um gol para ser mesmo perfeito, mas o trabalho coletivo tem que se sobressair nesta altura, e foi exemplar - disse Pepe após a vitória.
Pepe também se tornou o jogador português mais velho a anotar gols numa Copa do Mundo, superando o companheiro Cristiano Ronaldo, que havia assumido o recorde ao fazer gol contra Gana na estreia no Catar, aos 37 anos e 295 dias de idade.
Nascido em Maceió e revelado no Corinthians-AL, Pepe seguiu para Portugal aos 17 anos de idade e fez carreira no Marítimo e Porto - neste último, foi campeão intercontinental em 2004. Em 2007, foi contratado pelo Real Madrid, onde ficou por dez anos e foi parte importante do time tricampeão da Champions League em 2014, 2016 e 2017. Após uma temporada no Besiktas, retornou para o Porto em 2019.
Com a seleção portuguesa, Pepe foi campeão da Eurocopa em 2016 e da Liga das Nações em 2019.