Foi definido o dono da última vaga nas quartas de final da Copa do Mundo. Nesta terça-feira, Portugal não deu sopa para o azar e goleou a Suíça por 6 a 1 para manter vivo o sonho pelo título inédito do Mundial.
Substituto do craque Cristiano Ronaldo, que começou a partida no banco de reservas, o atacante Gonçalo Ramos foi o grande destaque da partida e anotou três gols na goleada portuguesa.
PRIMEIRO TEMPO
Depois de a zebra passear na eliminação da Espanha para o Marrocos, Portugal não quis dar sopa para o azar e começou o jogo em alta intensidade. Assim, o placar foi aberto aos 16 minutos, quando Gonçalo Ramos recebeu dentro da área, girou sobre o marcador e finalizou forte, de canhota, para colocar os portugueses em vantagem.
A Suíça tentou chegar ao empate e teve a sua melhor oportunidade em cobrança de falta, aos 29 minutos. Shaqiri bateu forte de canhota e obrigou o goleiro Diogo Costa fazer grande defesa.
SEGUNDO TEMPO
Depois do intervalo, a Suíça precisou sair mais ao ataque para buscar ao menos o empate. Com isso, porém, sobrou espaço para a seleção portuguesa explorar as costas da defesa. Assim, Portugal não demorou para ampliar o placar e, aos 5 minutos, Gonçalo Ramos voltou a balançar a rede ao receber cruzamento de Dalot e empurrar para o fundo da rede.
Em condições cada vez piores para buscar um verdadeiro milagre, a Suíça ainda conseguiu descontar aos 12 minutos, na bola parada. Em cobrança de escanteio, o zagueiro Akanji apareceu na segunda trave e empurrou para o gol vazio.
Mesmo com a vantagem confortável no placar, a seleção portuguesa continuou construindo oportunidades para anotar mais gols. Assim, brilhou mais uma vez a estrela de Gonçalo Ramos, que anotou o seu terceiro aos 21 minutos, quando invadiu a área após assistência de João Félix e finalizou com categoria, de cavadinha, para deslocar o goleiro suíço.