O fã de futebol teve de aguardar cinco meses a mais que o normal, além dos tradicionais quatro anos, para, enfim, respirar novamente! A Copa do Mundo 2022 teve início na tarde deste domingo (20) em uma brilhante cerimônia de abertura dentro do Estádio Al Bayt.
O tema da cerimônia foi inspirado na união de toda a raça humana, interligando diferenças através da humanidade, do respeito e da inclusão. O futebol permite unir como uma única tribo, e a Terra é a tenda em que todos vivem. O ator Morgan Freeman apresentou a mensagem inicial no gramado. "Estamos construindo uma história incrível, numa terra especial", diz Morgan Freeman na abertura da Copa do Mundo no Catar.
A competição teve início com uma programação de atrações musicais confirmadas pela Fifa à imprensa: o cantor sul-coreano Jung Kook, da banda de k-pop BTS, e o cantor catari Fahad Al-Kubaisi.
A abertura relembrou músicas que foram temas de outras Copas, como a Waka Waka, da cantora Shakira.
Tamim bin Hamad al-Thani, Emir do Catar, realizou um discurso sobre os esforços para garantir o sucesso da Copa no Catar.
"Recebemos a todos de braços abertos na Copa do Mundo 2022. Nós trabalhamos e fizemos mutos esforços para garantir o sucesso desta edição. Investimos para o bem de toda a humanidade. Durante 28 dias, vamos acompanhar essa festa de futebol nesse espaço de diálogo e civilização. As pessoas, por mais que sejam de culturas, nacionalidades e orientações diferentes, vão se reunir aqui no Catar. Que beleza juntar essas diferenças todas. Desejo a todas as seleções muito sucesso. Para todos vocês meus desejos de felicidades. Bem-vindos a Doha" - Emir do Catar, Tamim bin Hamad al-Thani.
O estádio da Cerimônia de Abertura da Copa 2022 e também da partida inicial entre Catar e Equador, remonta às tendas típicas dos povos nômades que habitam os desertos da região. Com capacidade para 60 mil pessoas, ele fica na cidade de Al Khor, a cerca de 40 quilômetros da capital Doha.
A cerimônia inicial trouxe os mascotes de Copas do Mundo que passaram. O Fuleco, mascote do Mundial de 2014, está presente. Assim como também, o ex-jogador francês Marcel Desailly exibiu o troféu da Copa do Mundo da Fifa 2022.
Catar e Equador estreiam na Copa. A partida é válida pela 1ª rodada do Grupo A. É a primeira vez do Catar em uma Copa e, por isso, a missão dos donos da casa é não cair já na fase de grupos. Ao contrário do adversário, o Equador disputa pela quarta vez a Copa do Mundo.
Após a abertura, a partir das 13h