A Copa do Mundo de Futebol Feminino iniciou oficialmente na manhã desta quinta-feira (20) no estádio Eden Park , em Auckland, Nova Zelândia. Na ocasião foi realizada uma cerimônia de abertura com apresentação da cultura dos povos da Oceania, uma vez que os países anfitriões do Mundial são a Austrália e a Nova Zelândia.
Logo na primeira partida do aguardado mundial, Hannah Wilkinson , que faz parte da equipe da Nova Zelândia marcou o primeiro gol contra a Noruega, e levou a vitória desse primeiro embate, ficando o placar em 1x0. Devido a esse triunfo a seleção neozelandesa assume a liderança do Grupo A do Mundial esportivo, com três pontos à frente.
Apesar de contar com uma das principais jogadoras do campeonato, a atacante Ada Hegerberg, a Noruega era considerada favorita contra as donas da casa. No entanto, no primeiro tempo, foi a Nova Zelândia quem se destacou, criando a primeira oportunidade clara de gol aos quatro minutos, quando a volante Steinmetz arriscou um chute de longa distância, mas a bola acabou indo para fora.
As norueguesas tiveram sua melhor chance na etapa inicial aos 36 minutos, quando Hansen encontrou Ada Hegerberg na área, e ela finalizou de primeira, mas Stott conseguiu fazer o corte crucial.
No segundo tempo, a Nova Zelândia transformou sua superioridade em vantagem logo aos dois minutos. A equipe da casa realizou um contra-ataque rápido pela direita, com Jacqui Hand avançando em velocidade e cruzando rasteiro para o meio da área, onde a centroavante Hannah Wilkinson apenas empurrou a bola com o pé direito para superar a goleira Mikalsen.