O dérbi ganhou contornos em preto em branco nos últimos dois anos. Após ter 100% de aproveitamento no clássico em 2017, quando foi campeão brasileiro, e vencer o Paulista em cima do arquirrival, o Corinthians dominou o Palmeiras na tarde deste domingo, na Arena, e, contando com a ajuda da trave nas poucas chances palmeirenses, venceu por 1 a 0. O gol, como virou costume, foi de Rodriguinho, ainda no primeiro tempo.
Com o resultado, o Corinthians chega a dez pontos conquistados na competição, ultrapassando o próprio Palmeiras e se estabelecendo na segunda colocação do torneio, enquanto o time da zona oeste paulistana estacionou nos oito pontos, perdendo pela primeira vez no Brasileiro e, mais uma vez, em Itaquera. As duas quedas na casa corintiana foram as únicas derrotas palmeirenses como visitante na temporada.
Em uma partida com duas propostas táticas e bem executadas, principalmente a do Palmeiras, melhor visitante da temporada na elite do futebol brasileiro, os dois times tiveram uma chance clara cada, mas só o Corinthians soube aproveitar.
Os primeiros lances de perigo ficaram a cargo do Corinthians, que tentou uma pressão inicial, rondou a área do adversário e poderia ter aberto o placar em bom chute de fora da área de Maycon, que passou raspando a trave de Jailson. A resposta do Palmeiras veio com o melhor jogador da equipe na etapa inicial. Keno recebeu na direita, passou fácil pela marcação de Sidcley e cruzou forte para defesa de Cássio.
Os visitantes adiantaram a marcação e passaram a dar muitas dificuldades para os alvinegros, que se resumiram a rodar a bola defesa e, nas esticadas, verem a defesa prevalecer sobre o baixo ataque corintiano. Em uma rara boa escapada dos donos da casa, Sidcley foi bem ao chegar à lateral da área, tocou para Jadson e o meia ajeitou para Gabriel chutar. A bola desviou e passou raspando a trave de Jailson.
Em meio à marcação pressão, o Palmeiras teve a chance de ouro para inaugurar o marcador. Lucas Lima e Dudu tramaram, a bola ficou com Keno e ele acionou Thiago Santos, livre na grande área. O meio-campista deixou a bola quicar e chutou forte, mas carimbou a trave de Cássio. A resposta dos anfitriões foi fatal. Pedrinho limpou Bruno Henrique e Thiago no contra-ataque e acionou Jadson. O camisa 10 esperou Maycon e passar e serviu o volante, que chutou rasteiro. Jailson desviou e Rodriguinho, sem goleiro, abriu o placar.