O Corinthians encaminhou a contratação do técnico Tiago Nunes, agora ex-Athletico-PR. O início do trabalho será apenas nos bastidores, ao lado dos dirigentes, focado no planejamento, para só em 2020 ir para o campo. Com informações da Gazeta Esportiva.
Tiago Nunes chegará ao clube paulista com mais quatro profissionais. Ao todo, o custo com a nova comissão vai girar em torno de R$ 800 mil mensais, valor próximo ao que o Corinthians tinha apenas com Fábio Carille.
Apesar da baixa idade para o futebol, apenas 39 anos, o novo comandante do Timão já é bem rodado e trabalhou em todas regiões do Brasil, em quase 20 temporadas somadas.
A carreira
Gaúcho de Santa Maria, Tiago Nunes começou sua trajetória no futebol em 2000. Depois de rodar oito estados brasileiros diferentes como preparador físico, auxiliar e depois treinador. A maioria dessas experiências em equipes do Rio Grande do Sul. Chegou ao Grêmio para comandar o sub-15 da equipe em 2013. Desde então, sua carreira foi construída com bons trabalhos. Com o sucesso no Imortal, no Juventude e no Veranópolis, ganhou a chance de ouro no Athletico Paranaense.
Esquema tático
Tiago Nunes é adepto do esquema 4-5-1, com dois jogadores de velocidade nas pontas, transições rápidas e um camisa 9. Tanto no time aspirante campeão paranaense em 2018, na figura de Ederson, como nas equipes que levantaram a Sul-Americana, com Pablo, e a Copa do Brasil, com Marco Rúben, o novo “professor” nunca deixou de colocar atletas nesta posição.
Defensivamente, Tiago costuma usar as famosas duas linhas de quatro e dois atacantes flutuando, fazendo o primeiro combate. O grande diferencial é a proposta: uma saída de bola pelo chão, de preferência, transição rápida e sem que os jogadores carreguem muito a bola, toques simples e curtos, para acelerar o time. Sem a bola, a marcação muitas vezes começa no tiro de meta do adversário.
Desempenho pelo Athletico.
– jogos: 104
– vitórias: 54
– empates: 28
– derrotas: 22
– aproveitamento: 59,1%
– títulos: Campeonato Paranaense Sub-23 (2018), Copa Sul-Americana (2018), Levain Cup (2019) e Copa do Brasil (2019)