Súditos entram na Vila Belmiro para se despedir do Rei
O caixão foi colocado em uma tenda no meio do gramado por volta das 9h30. O ex-atacante Pepe, parceiro histórico de Pelé com a camisa do Santos, foi um dos primeiros a se aproximar.
Pouco antes, o sistema de som da Vila tocou o hino do Santos e uma música cantada pelo Rei, em que ele dizia que era o Pelé e que havia vindo de Três Corações (MG).
O gari Saulo Duarte Soares, 36, de Juquiá (SP), chegou a Santos na sexta-feira (30) exclusivamente para participar do funeral.
Antes de entrar na fila, viu a homenagem com drones ao Rei na virada do ano, na Praia do Gonzaga
Nesta terça iria ver Pelé pela segunda vez. A primeira foi quando era ainda adolescente, na inauguração de um ginásio em sua cidade.
"Vou entrar na fila quantas vezes conseguir até amanhã [terça]", afirmou o gari, que disse contar com a colaboração de vizinhos da Vila para ir ao banheiro, comer e tomar banho.
O velório vai sem interrupção, até as 10h desta quarta (3), quando sairá o cortejo pelas ruas de Santos, passando pelo Canal 6, onde mora dona Celeste, mãe de Pelé.
Zé Roberto e Edinho levam caixão de Pelé ao gramado da Vila Belmiro
O caixão com o corpo do Rei Pelé foi colocado no centro do gramado da Vila Belmiro para o começo da despedida do maior jogador de todos os tempos. Zé Roberto e Edinho foram dois dos responsáveis por carregar o caixão até o local onde ficará durante o velório, que será aberto ao público a partir das 10h desta segunda-feira. As informações são do Globoesporte.
Diferente do que era a expectativa inicial, o caixão ficará aberto. Quem quiser se despedir passará por um caminho formado por grades no gramado e ficará a cinco metros de onde está o corpo de Edson Arantes do Nascimento.
Ao redor da Vila Belmiro, filas já foram formadas com centenas de fãs querendo se despedir do Rei. A segurança no local está reforçada, já que a cerimônia contará com a presença de autoridades de vários países e entidades.
Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, falou sobre as homenagens ao Rei Pelé
"Hoje é um momento de dor para todos os fãs do futebol. Estou aqui para reverenciar a memória desse ídolo de todos nós. Quero reafirmar aqui que a CBF fará todas as homenagens possíveis ao maior atleta de todos os tempos. Pelé é eterno. Uma das minhas missões na CBF a partir de agora será a de preservar a sua história e perpetuar o seu legado", disse.
Gilmar Mendes, do STF, chega ao velório de Pelé
Torcedor do Santos e amigo de Pelé, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes foi a primeira autoridade a chegar para o velório do Rei do futebol, que começa às 10h desta segunda-feira (2) no estádio da Vila Belmiro, em Santos.
Ele lembrou que os dois fizeram parte do governo de Fernando Henrique Cardoso -Mendes foi advogado-geral da União, e Pelé, ministro dos Esportes.
"Fizemos a Lei Pelé e eu não queria me furtar desta última homenagem", afirmou.
Mendes disse ter várias camisas autografadas do Rei em seu gabinete no Supremo e que eles falavam ao telefone.
"Depois do 7 a 1 [derrota do Brasil para a Alemanha], ele me ligou e perguntou o que havia acontecido. Respondi dizendo que não sabia, mas, eu como santista, lembrei que o Santos de Pelé havia perdido por 6 a 2 para o Cruzeiro no mesmo Mineirão. Ele falou que havia esquecido", brincou.
Gilmar lembrou uma frase do ex-presidente americano Barack Obama de que Pelé é insubstituível. "Não sou santista, mas pelesista."
Presidente da Fifa pedirá a todos os países que tenham estádio com nome de Pelé.
"Com muita emoção, tristeza, mas também com sorriso porque ele nos deu muitos sorrisos. Como Fifa, vamos homenagear o "Rei" e pedimos para que o mundo inteiro respeite um minuto de silêncio", disse Gianni Infantino ao chegar para o velório do Rei.
Filho de Pelé mostra detalhe de caixão
Edinho, filho de Pelé, que morreu aos 82 anos na última quinta-feira (29), mostrou detalhes do caixão em que o Rei do Futebol será velado na Vila Belmiro, em Santos, nesta segunda-feira (2), em vídeo no Instagram. A cerimônia acontece a partir das 10h, no gramado do estádio, e será aberta ao público.
"Chegamos em casa", escreveu Edinho, assim que chegou na Vila Belmiro.
O filho de Pelé também compartilhou registros do caminho do corpo do Camisa 10, que deixou o Hospital Albert Einstein na madrugada, até o estádio. "Levando o nosso rei pra casa", disse Edinho, em um vídeo de dentro do carro.
Velório e Homenagens
O corpo de Pelé chegou ao estádio da Vila Belmiro, na cidade de Santos (SP), às 3h55 desta segunda-feira (2). O velório do Rei do Futebol terá início às 10h e tem previsão de durar 24 horas. As informações são do Portal R7.
O carro que levou o corpo de Pelé até o litoral saiu do Hospital Albert Einstein, localizado na zona sul da capital paulista, às 2h e foi acompanhado por batedores do 2º Batalhão de Choque da Polícia Militar. Torcedores do Santos e fãs do Rei aguardavam a chegada do carro e homenageram o ídolo com bandeiras na entrada da cidade e na rua que dá acesso ao estádio.
Na terça-feira (3), às 10h, o corpo do Atleta do Século será conduzido em carro do Corpo de Bombeiros para um cortejo saindo da Vila Belmiro, que fica no canal 1, vai até o canal 6, para passar em frente à casa de Dona Celeste, mãe de Pelé, que está viva e completou em novembro passado 100 anos, e depois vai para o Memorial Necrópole Ecumênica, onde o Rei será sepultado.
A viagem foi feita pela Rodovia Anchieta e as escoltas fúnebres foram realizadas por batedores do 2º Batalhão de Choque em São Paulo e em Santos, e por agentes do Policiamento Rodoviário. Equipes do Policiamento de Trânsito fizeram as intervenções no trajeto para melhor fluidez e menor impacto para os motoristas.
A intenção da organização é que seja feita uma operação similar à organizada no funeral da Rainha Elizabeth 2ª, por isso, na Vila Belmiro, os torcedores serão organizados em filas e passarão por onde estará o corpo.
A entrada dos fãs acontecerá por meio dos portões 2 e 3, próximos à entrada principal do estádio. Ninguém poderá pisar no campo. A organização instalou um piso especialmente para o velório para que as pessoas percorram pela parte externa da lateral e se dirijam até a proximidade do caixão. A saída será pelos portões 7 e 8.