João Fonseca, de 18 anos, é o mais novo nome a brilhar no cenário mundial do tênis. O brasileiro conquistou neste domingo o título do Next Gen ATP Finals ao vencer, de virada, o americano Learnen Tien, de 19 anos e atual 122º do mundo. A vitória veio com parciais de 2/4, 4/3, 4/0 e 4/2, consolidando o jovem como uma das grandes promessas do esporte.
"Eu estava muito nervoso antes da partida. Sabia que seria muito difícil. Já joguei uma final contra o Tien no US Open Juniors e conheço bem o estilo de jogo dele. Ele é um cara muito legal e um ótimo jogador. Por isso, sabia que o desafio seria grande, tanto mental quanto fisicamente. No começo, não estava jogando o meu melhor, estava realmente nervoso. Mas, depois do segundo set que venci, senti que o terceiro foi outro jogo. Fui muito mais agressivo e acho que ele ficou abalado após o tie-break. No quarto set, fiz o meu melhor e consegui a vitória", comentou Fonseca, ainda emocionado.
Invicto e milionário
Nascido em 2006 no Rio de Janeiro, João Fonseca é atualmente o 145º colocado no ranking mundial e já tem um currículo impressionante, incluindo o título do US Open juvenil em 2022, justamente contra Tien. No torneio disputado em Jedá, na Arábia Saudita, Fonseca terminou invicto, com cinco vitórias em cinco partidas, e levou para casa uma premiação de R$ 3,2 milhões.
"Você precisa acreditar sempre que entra em um torneio, mas agora é surreal. Estou apenas, uau, acabei de conseguir. Estou muito orgulhoso de mim mesmo", declarou o jovem tenista, que se tornou o primeiro sul-americano a vencer o Next Gen ATP Finals, competição que não soma pontos no ranking mundial.
Entre os grandes
Desde 2017, o torneio reúne os oito melhores jogadores de até 20 anos do circuito mundial. Com a vitória, Fonseca entrou para o seleto grupo dos mais jovens campeões do evento, ao lado de nomes como o italiano Jannik Sinner e o espanhol Carlos Alcaraz.
Sinner, hoje número 1 do mundo e dono de dois títulos de Grand Slam, venceu o Next Gen em 2019, aos 18 anos e dois meses. Já Alcaraz, atual número 3 do mundo e tricampeão de Grand Slam, foi campeão do torneio em 2021, com 18 anos e seis meses. Fonseca, por sua vez, conquistou o título aos 18 anos e quatro meses, solidificando seu lugar como um dos principais talentos da nova geração do tênis mundial.