De virada, o Grêmio venceu o Fluminense por 2 a 1 neste domingo (13) , na Arena do Grêmio, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Motivado pela recente classificação para as quartas de final da Copa Libertadores, o Fluminense iniciou a partida em Porto Alegre demonstrando agilidade, logo colocando o Grêmio em uma posição desconfortável. Aos 18 minutos, Cano conseguiu inaugurar o placar a favor do time carioca. Entretanto, o Grêmio não demorou a encontrar brechas na defesa adversária, especialmente pelo lado direito do ataque, e conseguiu reverter a situação antes do intervalo. Ferreirinha e Bitello foram os responsáveis pelos gols que colocaram o time da casa em vantagem.
Na etapa final, o Fluminense enfrentou dificuldades para ter oportunidades de destaque. Em sua melhor investida, a equipe viu o que poderia ter sido o segundo gol de Cano ser anulado. Por sua vez, o Grêmio também teve um gol anulado.
Após a derrota, o Fluminense teve uma queda na tabela de classificação do Brasileirão. Com um total de 31 pontos, a equipe agora ocupa a quarta posição, correndo o risco de perder mais posições conforme a rodada avança. Enquanto isso, o Grêmio, que acumulou 33 pontos em 18 partidas disputadas, está na vice-liderança neste momento da rodada.
Na próxima rodada do Brasileirão, o Fluminense recebe o América-MG, no sábado, às 18h30 (de Brasília), no Maracanã. Já o Grêmio pega o Santos domingo, às 16 horas, na Vila Belmiro. No entanto, o Tricolor Gaúcho tem um encontro crucial pela frente na Copa do Brasil. Na próxima quarta-feira, às 21h30, o Grêmio encara o Flamengo no Maracanã, em partida válida pelo segundo jogo da semifinal do torneio. No primeiro jogo, realizado em Porto Alegre, o Grêmio foi derrotado por 2 a 0. Como resultado, a equipe precisa alcançar uma vitória com uma vantagem de três gols para garantir a classificação direta ou por dois gols de diferença para levar a disputa para a decisão por pênaltis.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 2X1 FLUMINENSE
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS)
Data: 13/08/2023, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Rodrigo Jose Pereira de Lima (PE)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (SC) e Francisco Chaves Bezerra Junior (PE)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (VAR-Fifa-SP)
Cartão amarelo: Marlon, Samuel Xavier, Fernando Diniz, Daniel e André (Fluminense) e Villasanti, Fábio e Suárez (Grêmio)
Gols:
Grêmio: Bitello, aos 24' do 1ºT e Ferreira, aos 45' do 1ºT
Fluminense: Cano, aos 18' do 1ºT
GRÊMIO: Gabriel Grando; Fábio (João Pedro), Bruno Alves, Rodrigo Ely e Reinaldo; Villasanti, Ronald (Besozzi) e Bitello (Luan); Ferreira (Gustavo Martins), João Pedro Galvão (Pepê) e Suárez.
Técnico: Renato Gaúcho.
FLUMINENSE: Fábio; Samuel Xavier, Nino, Marlon (Martinelli) e Marcelo (Diogo Barbosa); André, Daniel (Leo Fernández) e Ganso (Yony González); Arias, Keno e Cano.
Técnico: Fernando Diniz.