Cria das categorias de base do Sport, o meia Juninho Pernambucano voltou à Ilha do Retiro em grande estilo. Na noite desta quarta-feira, o camisa 8 marcou um golaço de falta, de sua forma característica, e anotou o gol na vitória do Vasco por 2 a 0, em duelo válido pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Tenorio marcou outro belo gol no fim e completou o marcador.
Em uma partida castigada pelo estado ruim do gramado, Juninho Pernambucano retornou ao seu berço no futebol, após doze anos, e acertou cobrança de falta no ângulo de Magrão, para abrir o marcador aos 22min. O equatoriano Tenorio completou o marcador depois de roubar bola no ataque, deixar o marcador e o arqueiro adversário no chão e completar para o fundo das redes, aos 39min.
Com o triunfo em Recife, o Vasco reencontra o caminho das vitórias após dois empates seguidos sem gols e assume de forma provisória a primeira colocação do Brasileiro. A equipe carioca soma 34 pontos, dois a mais que o Atlético-MG - que enfrenta na quinta-feira o Coritiba fora de casa -, mas com 16 jogos contra 14 do rival mineiro. Os pernambucanos chegam a sexta partida sem ganhar e estão em 15º lugar com 14 pontos, perigosamente próximos à zona de rebaixamento.
Os dois times voltam a campo pelo Campeonato Brasileiro no fim de semana. No sábado, o Sport recebe o último colocado Figueirense, às 18h30 (de Brasília), na Ilha do Retiro. Já o Vasco tem a primeira decisão do turno inicial da Série A contra o primeiro colocado Atlético-MG, domingo, às 16h (de Brasília), no castigado gramado de São Januário.
O jogo
A forte chuva que caiu na cidade de Recife castigou o gramado da Ilha do Retiro. Com muitas poças d"água, a qualidade técnica da partida foi muito prejudicada e os dois times pouco fizeram para mudar o enredo do duelo. Mesmo nos poucos momentos de lucidez, os goleiros Magrão e Fernando Prass pouco trabalharam durante os primeiros quarenta e cinco minutos.
O primeiro a criar oportunidade foi o Vasco. Aos 12min, Eder Luis avançou pelo direito, chegou na linha de fundo e cruzou para trás. O centroavante Alecsandro finalizou e a bola acertou a marcação adversária. Já a melhor chance do time pernambucano aconteceu ao 29min. O lateral esquerdo Reinaldo se apresentou no ataque e finalizou firme de fora da área, a bola desviou em Gilberto e quase enganou Fernando Prass.
A chuva não deu trégua na capital pernambucano, mas os times voltaram mais dispostos para os quarenta e cinco minutos finais, com o Sport mais perigoso. Aos 7min, Rivaldo finalizou forte de fora da meia esquerda e a bola passou por cima do gol com muito perigo ao goleiro Fernando Prass. Três minutos depois, Marquinhos Gabriel fez jogada pelo lado direito e cruzou para Moacir desviar de cabeça na primeira trave.
Os donos da casa continuaram melhores e desperdiçaram nova chance aos 14min. Gilberto avançou com a bola e tocou para Rithely. O meio-campista invadiu a área pelo lado esquerdo e finalizou colocado para defesa de Fernando Prass. Sem conseguir criar boas chances, o Vasco respondeu com a bola parada de forma mortal. Aos 22min, Juninho Pernambucano cobrou falta com maestria na entrada da área, acertou o ângulo e marcou um belo gol na Ilha do Retiro para deixar o clube carioca na liderança provisória do Brasileiro.
O Sport partiu com tudo em busca do empate, mas o Vasco esteve mais próximo de ampliar a vantagem. Aos 28min, o equatoriano Tenorio, que entrou no intervalo no lugar de Eder Luis, recebeu passe de Juninho, fintou o goleiro Magrão e finalizou para o gol. Diego Ivo fez bem a cobertura e cortou o lance. Persistente, o atleta estrangeiro conseguiu fechar a conta fora de casa aos 39min. Tenorio roubou bola da defesa adversária, deixou marcador e o goleiro no chão e completou para o fundo das redes.