O lateral-direito Rafinha retornou ao Rio de Janeiro na manhã desta segunda-feira. O jogador do Flamengo desembarcou no Aeroporto Santos Dumont pouco depois das 7h. Rafinha preferiu não dar entrevista, mas disse que sentia dores e que seria reavaliado ainda pela manhã. O lado esquerdo do rosto do jogador estava um pouco inchado. As informações são do Globo Esporte.
Rafinha sofreu uma fratura no osso zigomático, também conhecido como "osso da bochecha". Ele se machucou em choque com Rony, do Athlético-PR, ainda no primeiro tempo e foi substituído no intervalo.
O atacante do Furacão acertou a cabeça do lateral em disputa pelo alto, que foi ao chão, ficou caído por alguns minutos, recebeu atendimento médico e seguiu em campo até o fim da primeira etapa. Augusto César, médico especialista em cirurgias na face, é o responsável por fazer a avaliação de Rafinha. Ele já recebeu imagens da fratura, mas o parecer definitivo depende de avaliação presencial.
O Flamengo estuda submeter o atleta a uma cirurgia para acelerar a recuperação e não perder o lateral-direito para a partida decisiva contra o Grêmio, próximo dia 23, pela semifinal da Libertadores. Além dele, o meia Arrascaeta e o lateral Filipe Luís também estão machucados e sem previsão de volta divulgada.
- Vamos conversar com o departamento médico, esperar a avaliação do especialista, ouvir o Rafinha e aí decidir o que será feito. Se confirmada a cirurgia, ela será feita o mais rápido possível - disse o vice de futebol Marcos Braz, que também retornou ao Rio.
Reinier fica, mas time tem outras baixas
O Flamengo divulgou na manhã desta segunda que "Reinier permanece com a delegação por decisão do departamento de futebol. O caso está entregue ao departamento jurídico"
Além de Rafinha, o Flamengo perdeu outros dois titulares para o jogo contra o Fortaleza, pelo Brasileiro, na próxima quarta-feira. Éverton Ribeiro e Bruno Henrique, suspensos por receberem o terceiro cartão amarelo, também voltaram ao Rio.
- O Rafinha disse que sentia dores e que seria operado o mais rápido possível. Preocupa porque queremos ter todos os jogadores à disposição, mas vamos torcer pra que todos se recuperem rápido - disse Éverton Ribeiro. Por outro lado, o zagueiro Rodrigo Caio e o atacante Gabigol voltam a ficar à disposição. Depois de defenderem a seleção brasileira em amistosos, vão se juntar ao grupo rubro-negro em Fortaleza.
A delegação do Flamengo treina pela manhã em Curitiba e segue para a capital cearense. O jogo contra o Fortaleza será no Castelão, quarta, às 20h.