Cuca está de volta ao comando do Atlético-MG. O treinador foi anunciado neste domingo e assumirá o time a partir de 2025, substituindo Gabriel Milito, que deixou o clube no início de dezembro. O acerto foi concluído nas últimas horas.
"Bem-vindo de volta, professor", publicou o Galo nas redes sociais, acompanhado de um vídeo com uma névoa branca cobrindo a Arena MRV.
Em um vídeo divulgado pelo clube, Cuca enviou uma mensagem direta à torcida: "Alô, Massa. Tô chegando! Feliz demais de poder estar juntos novamente. Feliz 2025 para todos nós. Abraço!"
QUARTA PASSAGEM PELO GALO
Embora o nome de Cuca já tivesse sido mencionado nos bastidores, inicialmente o Atlético-MG priorizou negociações com Luís Castro, chegando próximo a um acordo que não avançou. Assim, o retorno do treinador foi concretizado.
Será a quarta vez que Cuca comanda o Atlético. Ele chegou pela primeira vez em 2011, com a missão de livrar o time do rebaixamento no Campeonato Brasileiro. No ano seguinte, começou a montar o elenco que seria histórico em 2013, com a conquista da Libertadores. Ainda durante o Mundial de Clubes daquele ano, anunciou sua saída para o futebol chinês, após também vencer os títulos do Campeonato Mineiro em 2012 e 2013.
Cuca retornou ao clube em 2021, liderando o Galo em uma temporada épica, com as conquistas do Campeonato Brasileiro, da Copa do Brasil e do Mineiro. Porém, ao fim do ano, novamente deixou o cargo.
Em 2022, foi contratado em julho para substituir Antonio Mohamed, mas desta vez, sua passagem não teve o mesmo impacto.
NÚMEROS NO ATLÉTICO
Nas três passagens anteriores (2012/13, 2021 e 2022), Cuca acumulou 244 jogos no comando do time, com 134 vitórias, 55 empates e 55 derrotas, alcançando um aproveitamento de 62,4%.
Antes de retornar ao Galo, Cuca dirigiu o Athletico-PR, onde disputou 23 jogos, conquistando 14 vitórias, quatro empates e cinco derrotas, com um aproveitamento de 66%. Ele também levantou o título do Campeonato Paranaense durante sua curta passagem pelo Furacão.