Depois de 13 anos, a Inter de Milão retorna à final da Champions League. Nesta terça-feira (16), no San Siro, a equipe de Simone Inzaghi venceu o Milan novamente na semifinal, desta vez por 1 a 0, garantindo seu lugar na decisão em 10 de junho, na Turquia. Lautaro Martínez marcou o gol da partida com uma assistência de Lukaku, que entrou no segundo tempo.
Manchester City e Real Madrid se enfrentam nesta quarta-feira, às 16h (horário de Brasília), na Inglaterra, para decidirem a outra vaga na final - no jogo de ida, empataram em 1 a 1 no Santiago Bernabéu. A Inter, que entrou na partida de hoje com uma vantagem de dois gols sobre seu maior rival, não chegava à final desde a temporada 2009/10, quando, comandada por José Mourinho, derrotou o Bayern de Munique.
Lautaro Martínez marcou o gol da vitória aos 28 minutos do segundo tempo e foi eleito o destaque da partida. Ele recebeu um passe de Lukaku na área e finalizou com o pé esquerdo, colocando a bola entre Maignan e a trave. O argentino de 25 anos, campeão do mundo no Catar em dezembro, chegou a 25 gols na temporada 2022/23 e também acumula nove assistências.
Considerada azarã no início da competição, a Inter de Milão não possui nenhum jogador em seu elenco que já disputou uma final da Champions League. Essa também é uma situação nova para o técnico Simone Inzaghi, que assumiu o cargo em 2021 e conquistou duas Supercopas da Itália e uma Copa da Itália. Anteriormente, ele havia treinado apenas a Lazio, onde iniciou sua carreira como técnico em 2016.
A Inter avançou como segunda colocada no Grupo C, liderado pelo Bayern de Munique e também composto por Barcelona e Viktoria Plzen. Nos mata-matas, derrotou o Porto nas oitavas de final e o Benfica nas quartas. Nos últimos seis jogos da Champions, sofreu apenas um gol.