A diretoria do São Paulo anunciou, no fim da noite desta segunda-feira, a contratação do lateral-esquerdo argentino Clemente Rodríguez. Ainda com contrato vinculado ao Boca Juniors até o fim do mês, o jogador de 31 anos se apresenta ao Tricolor na próxima semana, quando assinará compromisso por dois anos. Clemente passa a ser mais uma opção para o treinador Ney Franco, que ainda conta com Juan e o recém-contratado Reinaldo para disputar a posição.
- Ele tinha desejo grande de jogar no Brasil, e a escolha pelo São Paulo facilitou muito. Já vínhamos observando e estávamos na expectativa do término do contrato. Temos grande esperança que vá nos ajudar. É uma figura importante na lateral esquerda ? frisou o presidente Juvenal Juvêncio em entrevista ao site oficial do São Paulo.
Revelado pelo Boca, Clemente Juan Rodríguez deixou o clube xeneize em 2004 para defender o Spartak Moscou. O lateral retornou por empréstimo e depois foi novamente emprestado, desta vez para o Espanyol, sendo contratado pelo Estudiantes em 2009. No ano seguinte retornou ao Boca Juniors, que o negociou com o São Paulo.
- É uma grande oportunidade na carreira defender um clube da grandeza do São Paulo. Minha história no Boca foi com títulos e agora espero construir um novo ciclo vitorioso dentro do São Paulo.
Três vezes campeão da Libertadores (2001/3/07), Clemente Rodríguez conquistou também dois torneios Apertura (2001/04) e um Mundial (chamado à época de Copa Intercontinental, em 2003) pelo Boca Juniors. Ao todo, foram 278 jogos e 11 tentos pelo clube. O lateral estreou em 2003 pela seleção argentina, tendo feito 13 partidas e um gol. Disputou a Copa do Mundo de 2010 (uma partida) e atuou até o momento em quatro compromissos do selecionado hermano nas eliminatórias sul-americanas para 2014.