Disputa acirrada marca 1º dia da Copa Nordeste de Handebol em Teresina

De acordo com a Confederação Brasileira de Handebol serão 15 partidas e um total de 120 jogadores e a presença de seis equipes

Equipes mostraram garra durante jogos no primeiro dia de evento | Jéssica Dayane
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Copa Nordeste de Handebol - Categoria Cadete Masculino 2023, inicia seus jogos na tarde desta terça-feira (09), no Centro de Treinamento da Associação Beneficente Giuliano Esporte Clube, em Teresina (PI). O torneio será disputado até o próximo sábado (13), quando ocorrerá a final entre as equipes. 

De acordo com a Confederação Brasileira de Handebol serão 15 partidas e um total de 120 jogadores e a presença de seis equipes: A GHC/Joca Vieira/Uninassau (Piauí), BGH/CEMAR/Uninassau (Maranhão), Clube de Regatas Brasil (Alagoas), Português/FMO (Pernambuco), Estrelas de Jacobina (Bahia) e Clube Alagoano de Handebol (Alagoas).

 O Clube Alagoano de Handebol -AL, mais conhecido como Cahan e o Clube de Regatas Brasil-AL (CRB), deram início às partidas com uma disputa empolgante e o placar de 34 x 29 para o Clube Alagoano de Handebol . O técnico Ed Melo, da equipe Cahan, diz que apesar de a equipe ter apenas três meses de fundação, já está pleiteando todas as competições nacionais de base até o adulto e que vieram em busca do melhor resultado possível.

Equipes deram show no primeiro dia da Copa Nordeste de Handebol em Teresina. (Foto: Jéssica Dayane)

 “A gente se preparou, embora sejam três meses, mas a gente vem se preparando com treinos diários, a proposta do clube é realmente proporcionar isso para os atletas treinos diários em busca do alto rendimento, então assim é uma primeira experiência como clube para todo mundo, e a gente espera que tudo que fizemos neste curto período de tempo possa representar um bom resultado aqui também.” ressalta o treinador. 

Para Pedro, goleiro da equipe não é diferente, as expectativas são as melhores para o campeonato. “Somos um clube que treina diariamente, fundados este ano, mas que já vem juntando títulos importantes. Confio muito no potencial da equipe, mesmo que seja a primeira vez que jogamos este clássico, vai dar tudo certo e vamos sair com a vitória”.

No segundo jogo desta tarde, o técnico Wenderson Carvalho Dias, e Dibas Jatobá, professor auxiliar técnico do EJH/MIGUEL CALMON, relatam que apesar da dificuldade de ter a equipe incompleta devido aos pais de alguns jogadores não liberarem para vir ao campeonato, a experiência e o aprendizado é o foco principal da equipe.

“Pra gente é uma experiência ímpar, é algo inenarrável participar do Campeonato Brasileiro zonal nordeste, e gente também nunca veio para Teresina, pra prestigiar o handebol e participar de competições, a gente tá representando a Bahia, pra gente é um sonho, para os nossos atletas também, então vamos fazer uma boa campanha apesar de o time não vir com o elenco que a gente almejava, mas a gente almeja uma partição muito expressiva uma participação bonita e queremos sair daqui com a medalha.” 

A Copa Nordeste de Handebol foi idealizada para acontecer no Piauí, devido aos grandes nomes que representam o esporte no Brasil, como o treinador da seleção brasileira de handebol, o piauiense Giuliano Ramos.

Gilcimar Oliveira, da diretoria da Bizz Entretenimento afirma que a copa tem como principal objetivo enaltecer o esporte e trazer o turismo esportivo para o Piauí.

 “O campeonato de handebol, o esporte em si, ele traz esse papel da inclusão social, a gente consegue através do esporte distanciar os jovens das drogas, consegue tirar ele das telas, então você tem esse acolhimento do esporte, e por isso estamos trabalhando todas as camadas do esporte e todas as práticas, viemos aí de um evento extraordinário, que foi Extreme Box que trouxe a presença vip do Popó freitas, grande campeão mundial .” diz o diretor. 

De acordo com o diretor, a Bizz planeja uma programação densa para o ano de 2023, com mais de 15 eventos para serem confirmados, como a super copa cajuína de futevôlei e o circuito de futsete na cidade de Altos. Para finalizar, Júnior Macêdo informa que a Copa Nordeste de Handebol – Categoria Cadete – também terá cobertura da Rede Meio Norte, que fará a transmissão dos jogos decisivos no último dia de competição, 13 de maio, a partir das 10h30.

 

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES