Léo Ortiz é uma das novidades de Dorival Júnior na pré-convocação para a Data FIFA de outubro. Assim como em setembro, a CBF utilizará o prazo máximo de dez dias para divulgar os 23 jogadores que defenderão a Seleção nos jogos contra Chile e Peru. No entanto, a lista preliminar já foi enviada aos clubes na sexta-feira. No Flamengo, além de Ortiz, também estão convocados Fabrício Bruno, Ayrton Lucas e Gerson.
IMPROVISADO COMO VOLANTE
Improvisado como volante, Léo Ortiz tem se destacado como um dos melhores jogadores do Flamengo no segundo semestre, conquistando a torcida. No entanto, na partida contra o Peñarol, ele foi deixado no banco por Tite.
Curiosamente, foi o atual técnico do Flamengo quem deu a Ortiz suas primeiras chances na Seleção. Em 2021, o zagueiro foi convocado para a Copa América, na qual o Brasil terminou como vice-campeão. Enquanto Ortiz é a novidade, os outros três rubro-negros são nomes já consolidados. Fabrício Bruno e Gerson foram convocados em setembro, e Ayrton Lucas foi chamado por Dorival Júnior em março.
REGULAMENTO
O regulamento da FIFA permite que os 23 convocados sejam definidos até dez dias antes da apresentação, mas os clubes com pré-convocados devem ser informados 15 dias antes. Por isso, a CBF comunicou os clubes na sexta-feira.
JOGOS CONTRA CHILE E PERU
Dorival Júnior divulgará a lista final no dia 27, na sede da CBF, no Rio. Os jogadores se apresentam dia 7 em São Paulo e treinam até dia 9 no CT Joaquim Grava, antes de viajarem para Santiago. O Brasil enfrenta o Chile no dia 10, fora de casa, e o Peru no dia 15, em Brasília. Com 10 pontos, a Seleção está em quinto nas eliminatórias.