O Grêmio estreou na fase de grupos da Libertadores com uma excelente vitória sobre o Oriente Petrolero, da Bolívia. Atuando diante de quase 36 mil pessoas que foram ao Estádio Olímpico, o time tricolor venceu por 3 a 0, com ótima atuação e dois gols do meia Douglas, e assumiu a liderança do Grupo 2 da competição.
Após perder algumas chances, o Grêmio abriu o placar aos 43min do primeiro tempo, quando o meia Douglas não desperdiçou o erro da arbitragem para converter o pênalti. Três minutos antes, o lateral Gabriel entrou na área pela direita, tentou dar o drible e a bola bateu no rosto do zagueiro. O juiz uruguaio Líber Prudente viu mão e assinalou a penalidade, gerando muita reclamação dos bolivianos.
Logo após o intervalo, aos 2min, o lateral esquerdo Gilson aproveitou rebote do goleiro Hugo Suárez, em chute Borges, e só empurrou para as redes. Aos 24min, Douglas fez seu segundo na partida, após receber bela assistência de Lúcio.
A equipe tricolor volta a campo pela competição continental na próxima quinta-feira, na Colômbia, contra o Junior Barranquilla. As duas equipes venceram seus confrontos e, com três pontos, lideram o Grupo da Libertadores.