O efeito Vinicius Jr. tem perdido força no Real Madrid. Um mês depois de sua exibição contra o Melilla, pelas oitavas de final da Copa do Rei, o atacante acumulou 61 minutos em três jogos e não conseguiu voltar a ser titular. Esse é o alerta que o jornal espanhol “AS” levanta nesta segunda-feira. Tudo mudou após Santiago Solari assumir interinamente e depois ser efetivado como treinador da equipe. Ele era o comandante do jovem no Real Castilla B.
“Por confiar em Vinicius Jr. e o conhecer bem, Solari colocou o brasileiro como titular contra o Melila, na goleada de 4 a 0. O aproveitamento nos 90 minutos foram mortais: uma assistência para o gol de Asensio, além de dribles, roubadas de bolas e bom desempenho pela esquerda. Era apenas um bom jogo contra um time da Série B , mas parecia o começo do que Vinicius tinha para oferecer a equipe merengue. Um mês depois, o efeito Vinicius perdeu muita força...”, descreve o jornal.
Depois da partida pela Copa do Rei, o atacante de 18 anos participou de três partidas, sempre saindo do banco e somou 61 minutos: 17 minutos contra o Real Valladolid, 28 minutos contra o Viktoria Plzen, pela Champions League, e 16 minutos contra o Eibar. Vinicius mostrou que, apesar da sua juventude (apenas 18 anos), pode ser muito influente no placar: adicionando seus minutos com a primeira equipe e do Castilla, ele marcou quatro gols e ajudou outros cinco em 591 minutos em campo. Ou seja, participou de um gol a cada 66 minutos que jogou.
“No entanto, ele perdeu fôlego na rotação ofensiva: dos últimos quatro jogos, só jogou um (Eibar), com o Real Madrid já rendido ao rival. Não lhe foi benéfico a melhora no desempenho do ataque do time com Solari. Uma vez que o argentino assumiu, o Real Madrid ganhou seis de sete jogos, marcou 19 gols e sofreu cinco. Benzema e Bale vivem uma fase regular, e sobra para o brasileiro briga por uma vaga com Asensio, que ainda preso, mas por enquanto Lucas Vázquez é o principal escolhido por Solari para o ataque branco”, diz o jornal “AS”.
Madrid tem um calendário cheio para o restante de 2018, e Vinicius pode ganhar mais oportunidades e provar a Solari que merece mais minutos em campo. A começar pelo duelo de volta contra o Melila pelas oitavas de final da Copa do Rei, as partidas da Liga Espanhola e até o confronto contra o CSKA Moscou, no Santiago Brnábeu, pela fase de grupos da Liga dos Campeões, em um jogo que não vale nada ao Madrid, uma vez que já é classificado para oitavas de final do torneio e como primeiro grupo.