Destaque em campo, de Romelu Lukaku a Erling Haaland, além de Kylian Mbappé e Jack Grealish, as estrelas europeias têm ainda que suar a camisa antes das merecidas férias. Isso porque de sexta-feira a terça-feira, as seleções disputarão duas rodadas das eliminatórias, dentro de um ano, para a Eurocopa da Alemanha-2024.
Ficarão de fora quatro grandes nações, pois estão envolvidas na fase final da Liga das Nações. Destaque para a atual campeã europeia Itália, que foi derrotada pela Espanha por 2 a 1 nas semifinais nesta quinta-feira, além de Croácia e Holanda, que se enfrentaram na quarta-feira, sendo que os croatas saíram vitoriosos por 4 a 2.
O polêmico capitão francês Kylian Mbappé e seus companheiros se enfrentam na sexta-feira em Faro, Portugal, diante da seleção de Gibraltar. Já na segunda-feira, tem duelo na Grécia, mais precisamente no Stade de France.
Vice-campeã da Europa, a Inglaterra vai ter que saber como lhe dar com o cansaço de seus jogadores em campo. A temporada teve Copa do Mundo do Catar como destaque, sendo que a equipe chegou às quartas de final, e pela Liga dos Campeões conquistada pelo Manchester City no sábado.
Para quem não sabe, Grealish, John Stones, Phil Foden, Kyle Walker e Kalvin Phillips foram os jogadores do City que ergueram a taça em Istambul. A celebração se estendeu por vários dias para comemorar a histórica tríplice coroa (Premier League, Copa da Inglaterra e Liga dos Campeões) conquistada pelo clube.
Vale esclarecer, ainda, que a seleção inglesa, que apresentou um bom desempenho no início nas eliminatórias para a Eurocopa (que será disputada de 14 de junho a 14 de julho de 2024), jogará fora de casa contra Malta, lanterna do Grupo C, nesta sexta-feira, e receberá a Macedônia do Norte em Manchester na segunda-feira.
Portugal também tentará manter sua campanha perfeita, diante da Bósnia-Herzegovina, no sábado, e a Islândia, na terça-feira. A seleção portuguesa conta com dois vitoriosos "Citizens", peças fundamentais para Pep Guardiola: Ruben Dias e Bernardo Silva. Além deles, terá à disposição o craque português Cristiano Ronaldo.
Com uma brilhante carreira aos 38 anos, CR7 continua a superar limites: o atacante, agora no Al-Nassr da Arábia Saudita, alcançará a marca de 200 jogos pela seleção portuguesa caso seja escalado pelo técnico Roberto Martínez. O astro já disputou 198 partidas em sua carreira. Ronaldo deu confiança ao treinador espanhol, março, quando marcou dois gols e eleveu seu recorde mundial de gols para 122 em seleções.
E por falar em gols, a Noruega vai poder contar outra vez com seu artilheiro Erling Haaland, que esteve ausente devido a lesão em março, na esperança de manter as chances no Grupo A. Aparecendo na classificação som somente um ponto, a equipe precisa de vitórias consecutivas para conseguir se classificar para a Eurocopa, mas tem à frente um grande desafio.