Em comunicado, Biden diz que apoia as Olimpíadas de Tóquio

Primeiro-ministro japonês disse que país está fazendo “o máximo” para se preparar para os Jogos em meio a especulações de cancelamento. Thomas Bach fará visita ao Japão em maio

Biden | Getty Images
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O primeiro-ministro do Japão, Yoshihida Suga, recebeu o apoio de Joe Biden para a realização das Olimpíadas de Tóquio. Suga foi primeiro chefe de Estado a visitar a Casa Branca sob o governo de Joe. Na ocasião, ele disse que seu país está fazendo "o máximo" para se preparar para as Olimpíadas de Tóquio em meio a especulações de que o evento pode não acontecer por causa de um aumento nos casos de COVID-19 em todo o mundo.

- O Comitê Organizador está fazendo todo o possível para conter a infecção e realizar Jogos seguros e protegidos de perspectivas científicas e objetivas. Expressei minha determinação em realizar as Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio como um símbolo de unidade global neste verão, e o presidente Biden mais uma vez expressou seu apoio - disse Suga em entrevista coletiva.

Biden diz que apoia os esforços do Japão para as Olimpíadas (Foto: Getty Images)

Em comunicado oficial após o encontro na Casa Branca nesta sexta-feira, em Washington, o novo presidente americano disse apoiar os esforços do primeiro-ministro para realizar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos seguros e protegidos.

- Ambos os líderes expressaram seu orgulho pelos atletas norte-americanos e japoneses que treinaram para esses Jogos e estarão competindo nas melhores tradições do espírito olímpico - acrescentou o comunicado.

Ainda não está claro se o próprio Biden participará dos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020, já que a Casa Branca se recusou a confirmar os planos do presidente dos EUA para os Jogos.

Visita do Presidente do COI

De acordo com a agência Kyodo News neste sábado, o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, visitará o Japão em maio. Bach participará de uma cerimônia de revezamento da tocha na cidade de Hiroshima em 17 de maio e se encontrará com o primeiro-ministro Yoshihide Suga no dia seguinte.

Espera-se que Bach apoie o compromisso do Japão de sediar com segurança os Jogos de Verão, informou a Kyodo.

- Estamos cientes da intenção do presidente Bach de vir ao Japão e receberíamos bem essa visita. No entanto, nada de concreto foi decidido - disse o comitê organizador das Olimpíadas de Tóquio em um comunicado.

Os casos de Covid-19 têm aumentado em Tóquio e em todo o Japão após o levantamento do estado de emergência. Dez prefeituras japonesas, incluindo a cidade-sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, foram colocadas sob medidas mais rígidas para conter o aumento de infecções.

O aumento de casos também ocorre em meio a uma lenta distribuição de vacinas COVID-19 no Japão até o momento, com as últimas estimativas sugerindo que apenas um por cento da população recebeu dose da vacina.

Os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 estão agendados para 23 de julho a 8 de agosto, com os Jogos Paralímpicos marcados para acontecer entre 24 de agosto e 5 de setembro.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES